Jornal de Angola

Governo pede aos partidos provas sobre atropelos à lei

-

O Governo da Guiné-Bissau apelou ontem aos partidos políticos para prestarem a sua “contribuiç­ão patriótica” e apresentar­em provas dos alegados “atropelos” à lei eleitoral e à população do país para fazer o recenseame­nto.

Os apelos constam do comunicado de Conselho Ministros,quesereuni­uextraordi­nariamente para analisar o processo de recenseame­nto eleitoral em curso no país para as eleições legislativ­as, marcadas para 18 de Novembro.

“O Conselho de Ministros de apelou aos partidos políticos para prestarem a sua contribuiç­ão patriótica para o sucesso do processo do recenseame­nto eleitoral para o bem da democracia guineense e para a afirmação do Estado democrátic­o, assinaland­o com toda a objectivid­ade os eventuais atropelos à lei e apresentan­do as devidas provas”, lê-se no documento. O PRS (Partido de Renovação Social), segunda maior força política do país, denunciou na segunda-feira irregulari­dades no processo de recenseame­nto eleitoral.

O Conselho de Ministros instruiu o Ministério do Interior para “tomar todas as disposiçõe­s legais em relação às tentativas, já registadas ou as que eventualme­nte se venham a registar, de defraudar ou perturbar o normal desenrolar do processo de recenseame­nto eleitoral”.

O processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau tem provocado fortes críticas dos partidos sem assento parlamenta­r e da sociedade civil, que têm pedido que as legislativ­as sejam adiadas. Em causa está o recenseame­nto eleitoral que não decorreu entre 23 de Agosto e 23 de Setembro, como previsto, devido a atrasos na chegada dos equipament­os para o recenseame­nto biométrico.

A previsão da Comissão Nacional de Eleições avança para cerca de 900 mil eleitores inscritos para votar em todo o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola