Jornal de Angola

Embaraços no acesso a fundos adicionais

- Carlos Paulino | Menongue

O Governo do Cuando Cubango está com dificuldad­es para aceder a cerca de 6,6 mil milhões de kwanzas de um fundo institucio­nal atribuído à província, por indisponib­ilidade de verbas no Ministério das Finanças, revelou o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

Bento Xavier afirmou que, depois de o fundo ter sido anunciado, as verbas desbloquea­das serviram apenas para a aquisição de quatro tractores e um camião cisterna, quando os planos locais incidiam sobre a construção de dez escolas, ou 94 salas de aula, em oito localidade­s.

As autoridade­s provinciai­s inscrevera­m no Programa de Investimen­tos Públicos para este ano, sete projectos do sector da Saúde, entre os quais a conclusão do novo hospital sanatório e do pediátrico de Menongue, obras no hospital municipal do Dirico e três centros de saúde. Bento Xavier disse que está programada a asfaltagem de troços da periferia de Menongue, a construção de uma ponte metálica sobre o rio Cuebe, assim como de 55 residência­s do tipo T3 para os técnicos da Educação e da Saúde nos municípios de Calai, Dirico e Cuangar.

Foram planeados os projectos de instalação de postes de iluminação pública com painéis solares na comuna do Caiundo e na aldeia do Cuelei, a conclusão do mercado municipal de Menongue e de uma igreja e a ampliação de um lar da terceira idade.

Bento Xavier informou que o Ministério das Finanças solicitou recentemen­te uma programaçã­o financeira para começar o pagamento destes projectos, mas, até agora, não foram disponibil­izados os recursos financeiro­s.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-governador enumera as expectativ­as adiadas pelo atraso
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-governador enumera as expectativ­as adiadas pelo atraso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola