Jornal de Angola

Mateus é o veterano dos Palancas Negras

- Anaximandr­o Magalhães

Em 2006, no Campeonato do Mundo de Futebol, disputado na Alemanha, tinha apenas 22 anos, hoje conta com 34, de seu nome Mateus Galiano. O avançado é nesta altura o jogador mais longevo na Selecção Nacional de Honras.

A jogar actualment­e na equipa do Boavista de Portugal, o jogador tem sido regularmen­te convocado pelo selecciona­dor nacional, o sérvio Srdjan Vasiljevic, para ajudar a selecção na campanha de apuramento para a fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações, CAN´2019, a decorrer de 15 de Junho a 13 de Julho, nos Camarões.

Do histórico grupo de jogadores que marcou presença inédita por Angola num Mundial, Mateus é o único sobreviven­te e o garante da mística no balneário dos Palancas Negras, onde usa a braçadeira de capitão, que lhe confere legitimida­de para se pronunciar em nome do grupo.

O jogador e Marco Airosa, também de 34 anos, agora ao serviço do Recreativo do Libolo, do Cuanza Sul, são os únicos daquela geração ainda no activo. Orientada pelo angolano Luís Oliveira Gonçalves, Angola levou para o Campeonato do Mundo 23 jogadores: os guarda-redes João Ricardo, Lamá e Mário; defesas: Delgado, Jamba, Lebo Lebo, Locô, Marco Abreu, Rui Marques e Marco Airosa; médios: André Makanga, Edson Cata, Figueiredo, Miloy, Mendonça e Zé Kalanga; avançados: Akwá, André Titi Buengo, Flávio Amado, Love Kabungula, Mantorras e Mateus Galiano.

Mateus notabilizo­u-se no futebol luso, onde passou pelo Desportivo de Beja (2001-03), Sporting B (200304), Casa Pia (2004-05), Lixa (2005), Gil Vicente (200607), Boavista 2007-08), Nacional da Madeira (200813), Arouca (2016-17). Actualment­e representa o Boavista.

Em 2014-16 jogou pelo 1º de Agosto, clube com o qual se sagrou campeão nacional, sob orientação do bósnio Dragan Jovic. Nos Palancas Negras está também o antigo avançado Love Kabungula, agora nas vestes de treinador adjunto.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Capitão” é o único sobreviven­te da geração mundialist­a
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO “Capitão” é o único sobreviven­te da geração mundialist­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola