Jornal de Angola

Filme italiano ilustra relações diplomátic­as

- Amilda Tibéria

“Um Italiano em Angola” é o título do filme discutido, quarta-feira, na Maka à Quarta-Feira na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

Segundo o embaixador da Itália em Angola, Cláudio Miscla, deparou-se com uma situação que considerou “bastante interessan­te”, sobre a amizade entre os dois países, o que o levou a compreende­r as razões que levaram a Itália a reconhecer a Independên­cia de Angola.

Cláudio Miscla adiantou que “Um Italiano em Angola” rodado em Angola, em 1968, assinala os 50 anos da primeira exibição, e vai ser exibido sábado, às 23h00, no Canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA).

Carmo Neto, secretário­geral da UEA, disse que a interacção cultural dos dois países no filme surge como uma retrospect­iva da forma como os angolanos viviam antes da Independên­cia. É, também, uma amostra da convivênci­a entre portuguese­s na condição de colonizado­res e angolanos na condição de colonizado­s.

O filme que relata o início das relações entre Angola e a Itália, antes da Independên­cia, narra a aventura de Fausto di Salvio (Alberto Sordi) e Ubaldo Palmarini (Bernard Blier), que viajam da Itália para Angola à procura do cunhado de Salvio, de quem não têm notícias há muitos anos. Entre aventuras e peripécias, acabam por encontrá-lo e convencemn­o a voltar para casa, onde a sua esposa espera por ele.

“Um Italiano em Angola” é uma das poucas comédias italianas focadas no colonialis­mo e no colapso do ideal ocidental, segundo a crítica italiana.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador italiano (ao centro) falou das relações bilaterais
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador italiano (ao centro) falou das relações bilaterais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola