Jornal de Angola

Samakuva elogia novo rumo do país

- Garrido Fragoso

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considerou “crucial e interessan­te” o momento político actual e saudou o Presidente da República por colocar o angolano em primeiro lugar na agenda do Governo e de dar ao país um “novo rumo”.

Em reacção ao discurso à Nação do Presidente da República, proferido no dia 15 deste mês, na Assembleia Nacional, por ocasião da abertura do novo ano legislativ­o, Isaías Samakuva reconhece que a raiz do que está mal na governação é a própria natureza do regime político instalado no país pelo MPLA, alegando que “no lugar do Estado democrátic­o e de direito , o MPLA instalou no país uma oligarquia que capturou o Estado e apoderou-se da economia nacional, com o objectivo de criar teias de cumplicida­de para subjugar a cidadania angolana e perpetuar-se no poder”.

“Ao Presidente da República actual ainda damos o benefício da dúvida, mas ao anterior e à sua equipa não”, disse Samakuva, para quem Angola deve fazer uma auditoria exaustiva à dívida pública interna e externa, para permitir a definição dos termos da sua renegociaç­ão.

Para Samakuva, a auditoria deve ser feita com quadros nacionais, salientand­o que o país tem gente capaz e motivada para o efeito. O líder da UNITA defendeu, por outro lado, a redução do aparato governativ­o, porque o país não precisa da actual máquina para governar o território apenas a partir de Luanda. A réplica da imagem de Mamã Muxima, Padroeira da Angola, foi acolhida domingo pelos fiéis soteropoli­tanos na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador da Bahia.

De acordo com a Arquidioce­se de Salvador, no domingo o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fez a entronizaç­ão da imagem na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, onde presidiu a uma missa solene.

A missa, que também teve a participaç­ão do bispo de Mbanza Kongo, Dom Vicente Carlos Kiaziku, contou com centenas de fiéis que lotaram a igreja. Dom Murilo explicou aos fiéis que Mamã Muxima equivale à Nossa Senhora da Conceição, no Brasil, e a cerimónia foi uma forma de estreitar os laços entre o Brasil e Angola. O Brasil é o terceiro país, depois da Argentina e Estados Unidos, a receber a réplica da imagem de Mamã Muxima, que chegou a Salvador na quinta-feira, levada por uma delegação da igreja angolana liderada por Dom Vicente Carlos Kiaziku.

Na sexta-feira, a delegação angolana participou da Missa no Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Em seguida, visitou o Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, de Irmã Dulce, e participou do Encontro Inter-religioso para partilha das tradições, no Terreiro Oxumaré.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola