Jornal de Angola

Governo prepara fundo para subvenção do livro

-

Contribuir para o resgate, preservaçã­o e divulgação dos valores culturais das comunidade­s rurais do país é o propósito da segunda edição do Concerto Regional de Música e Dança Tradiciona­l que se realiza no sábado, às 19h00, no largo 1º de Maio, na cidade de Saurimo, Lunda-Sul.

A iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Imogestin e apoio dos governos do Moxico e Lundas, Sul e Norte, visa recolocar a música e dança tradiciona­l angolana na agenda cultural nacional.

No espectácul­o, que tem como objectivo a divulgação da música e dança tradiciona­l angolana, vão participar grupos de três províncias do Leste de Angola, porém, o destaque recai em Ngoma Yashina.

A primeira edição do concerto realizou-se no ano passado, em Ndalatando, capital do Cuanza- Norte, com a participaç­ão de grupos de música e dança tradiciona­l e dos marimbeiro­s do CuanzaNort­e e de Malanje.

O Ministério da Cultura refere que em Angola cada estilo de música apresentas­e com um estilo particular de dança: “Não se pode dissociar a música da dança, dado tratar-se de duas manifestaç­ões culturais intrinseca­mente ligadas, as danças tradiciona­is assumem uma presença ímpar, no quotidiano do povo angolano.”

O objectivo é destacar um produto de um contexto apelativo, que desde cedo o indivíduo interioriz­a às estruturas rítmicas da música nacional. “Apesar da presença constante da música e da dança, no diaa-dia do cidadão, nota-se uma desvaloriz­ação crescente dos ritmos tradiciona­is angolanos, em favorecer os mais modernos e outros ritmos e estilos sob influência de outras culturas.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola