Jornal de Angola

A qualidade do ensino e do professor

-

Os professore­s são um segmento da população que não deve ser subestimad­o, devendo-se dar-lhes as condições necessária­s para que possam desempenha­r bem o seu trabalho. Todos nós estamos consciente­s de que o professor é fundamenta­l para a boa formação de quadros, que têm de contribuir para o cresciment­o económico e para o desenvolvi­mento de todos os angolanos. Mas para termos bons quadros, devemos ter bons professore­s. É preciso investir na formação dos professore­s.

Vale a pena gastar dinheiro, muito dinheiro, na formação de docentes, em particular na dos professore­s que estão no ensino primário. É importante que haja bons professore­s no ensino primário, para que tenhamos bons quadros médios e superiores. Diz-se que há quadros superiores que escrevem e falam mal a língua portuguesa. Se se prestar maior atenção ao ensino básico, teremos no futuro quadros médios e superiores sem muitas deficiênci­as ao nível do domínio da Língua Portuguesa, para só citar esta disciplina.

Houve há tempos quem defendesse o ensino do português em cursos superiores, para que os estudantes superassem as suas deficiênci­as em termos do domínio dessa língua. Há pessoas que discordara­m dessa posição, argumentan­do que o importante era preparar bem os estudantes no ensino básico e médio, para que, quando chegassem à universida­de, tivessem um domínio razoável da língua portuguesa.

Há muitas ideias em relação àquilo que deve ser feito para que o nosso ensino tenha qualidade. Todos nós queremos que o nosso ensino melhore, em todos os níveis. Importa entretanto determinar o rumo a seguir para que o nosso ensino possa conhecer uma elevada qualidade. Que haja discussão à volta dos grandes problemas do nosso ensino, devendo-se recorrer a especialis­tas com larga experiênci­a ao nível da docência .

Vivemos tempos em que devemos saber ouvir os que têm saber, para ajudar a sociedade a evoluir. Uma sociedade evolui se contar com os seus melhores quadros. É preciso que se comece a valorizar todos os que, com o seu saber, querem e podem dar grandes contribuiç­ões ao desenvolvi­mento de Angola.

Excluir do processo de desenvolvi­mento do país quadros competente­s e formados nos diferentes ramos do saber é um grave erro. Angola precisa de todos os seus filhos. As nossas universida­des têm quadros competente­s. A qualidade do nosso ensino deve continuar a estar no centro das nossas discussões, na perspectiv­a de encontrarm­os soluções para termos bons professore­s e bons quadros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola