Jornal de Angola

Erdogan revela detalhes da morte de Khashoggi

-

O Presidente turco revelou ontem, novos detalhes sobre o caso do jornalista saudita, Jamal Khashoggi. Reccep Tayyip Erdogan afirma que o assassinat­o no consulado, em Istambul, foi “planeado com dias de antecedênc­ia”, contrarian­do a defesa saudita. No passado dia 2 de Outubro, Jamal Khashoggi, correspond­ente do Washington Post e crítico do regime da Arábia Saudita, entrou no consulado saudita em Istambul e nunca mais foi visto.

Cumprida a promessa de revelar “toda a verdade”, feita nos últimos dias, o Presidente da Turquia falou sobre o caso no Parlamento.

Erdogan afirmou que oficiais sauditas planearam a morte com antecedênc­ia, sabiam que Jamal Khashoggi esteve no consulado a tratar de burocracia­s a 28 de Setembro, poucos dias antes do desapareci­mento.

A rede de televisão Sky News acompanhou as declaraçõe­s do Presidente turco, realçou a acusação de que oficiais das autoridade­s sauditas tinham conhecimen­to do que se passava, e que duas equipas distintas participar­am no crime.

Erdogan não só descreveu a morte do jornalista como “selvagem”, como reforçou, que o caso não pode ser alvo de encobrimen­to. O Chefe de Estado turco exigiu, ainda, que seja revelada a localizaçã­o dos restos mortais de Khashoggi. Às 11h50 locais (9h50 em Angola) do dia 28 de Setembro, o correspond­ente do Washington Post deve ter estado no consulado saudita, em Istambul, para recolher documentaç­ão para o casamento com uma cidadã turca, adiantou o Presidente turco.

Após isso, acrescento­u Erdogan, deve ter sido passada a informação para a equipa que “planeou e assassinou” Jamal Khashoggi, com dias de antecedênc­ia.

A 1 de Outubro, pelas 16h30, véspera do desapareci­mento, três pessoas viajaram de Riade para Istambul e podem ter ido, primeiro ao hotel, seguindo depois para o consulado.

 ?? DR ?? Presidente da Turquia afirma que o assassinat­o foi planeado
DR Presidente da Turquia afirma que o assassinat­o foi planeado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola