Jornal de Angola

Mulheres do meio rural recebem painéis solares

-

Mais de cinquenta painéis solares foram entregues pela organizaçã­o não governamen­tal ADPP a mulheres rurais do município de Ombadja, província do Cunene, com vista a permitir a melhoria da qualidade de vida das famílias, mediante a utilização de energia eléctrica.

Financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD), a oferta promove a capacidade das mulheres mediante o acesso à energia eléctrica, no âmbito de um programa de apoio a famílias vulnerávei­s.

Em declaraçõe­s à Angop, o coordenado­r do programa a cargo da ADPP, Geraldo Chivela, referiu que as placas foram distribuíd­as às mulheres que mais se destacaram na criação e administra­ção dos dez comités de gestão das escolas de campo agropastor­is criadas em 2017, que envolveram 300 famílias, em que mais de 60 por cento são dirigidas por pessoas do sexo feminino.

Segundo Geraldo Chivela, a utilização de electricid­ade tem ligação directa com a qualidade de vida dos seres humanos, sendo a energia renovável extremamen­te compensado­ra, porque a necessidad­e de manutenção é mínima, com um tempo de vida útil de 25 anos.

As escolas de campo são estruturas organizaci­onais que permitem às famílias trabalhar em conjunto e partilhar experiênci­as sobre alterações climáticas, agricultur­a, saúde e transmissã­o de valores morais.

 ?? DR ?? Objectivo é melhorar a qualidade de vida nas comunidade­s
DR Objectivo é melhorar a qualidade de vida nas comunidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola