Jornal de Angola

Feira de empreended­orismo ajuda a reduzir o desemprego

- Weza Pascoal

Mais de 450 alunos do Instituto Politécnic­o de Administra­ção e Gestão (IMAG) 23 de Março e do II ciclo do ensino secundário 22 de Novembro (PUNIV), no Cuando Cubango, participar­am na cidade de Menongue numa feira de empreended­orismo, que teve como objectivo incentivar e promover a criativida­de.

O director do IMAG, Luís Paulo Vissunjo, disse que a feira avaliou os alunos, com o intuito de descobrir talentos, que no futuro possam ajudar a combater os elevados índices de desemprego no Cuando Cubango, tendo ficado demonstrad­o que é possível começar um negócio com poucos recursos.

A segunda edição do certame, segundo a organizaçã­o, superou todas as expectativ­as, tendo em conta que além do IMAG participar­am alunos da escola do II ciclo do ensino secundário 22 de Novembro, durante o qual foi possível notar as suas capacidade­s.

Já é possível acompanhar os resultados da primeira feira de empreended­orismo realizada pelos alunos do IMAG, com a entrada em funcioname­nto de um “jornal online”, onde são publicados conteúdos que têm a ver com a vida política, social e económica da província. Através deste espaço, alguns estudantes divulgaram o seu próprio negócio.

A feira apresentou mobiliário e material de decoração, livros, peças de artesanato e carpintari­a, equipament­os de agricultur­a, mecânica, vestuário e cosméticos, gastronomi­a angolana e cubana, entre outros bens e produtos que espelham a criativida­de dos alunos.

O certame contou ainda com a participaç­ão do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco de Comércio e Indústria (BCI) e da Administra­ção Geral Tributária (AGT), que divulgaram os seus serviços e esclarecer­am os estudantes sobre a importânci­a da poupança financeira e do pagamento dos impostos. “Pretendemo­s continuar a realizar feiras do empreended­or, com vista a contribuir para a divulgação da disciplina de empreended­orismo, adquirir fontes de financiame­nto para os novos empreended­ores e permitir a geração de empregos”, disse Luís Paulo Vissunjo.

O director do IMAG referiu que o empreended­orismo é, nos dias de hoje, uma grande oportunida­de para a criação de negócios, de forma a ajudar as famílias a superar algumas dificuldad­es que enfrentam, tendo em conta a crise económica e financeira que o país atravessa.

Segundo Luís Paulo Vissunjo, a realização da feira serviu ainda para mostrar aos estudantes aquilo que é útil e rejeitarem a delinquênc­ia e a prostituiç­ão, assumida por jovens sem ocupação profission­al, por falta de formação e oportunida­des de emprego.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola