Jornal de Angola

Secretária de Estado incentiva a formação

- Manuel Albano

A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, exortou ontem, em Luanda, à direcção do Instituto Politécnic­o de Arte (Cearte) para continuar a apostar na formação de profission­ais, no domínio do ensino artístico especializ­ado, por formas a ajudá-los a compreende­r as várias funções das artes.

Ao discursar na abertura da primeira edição do Festival Arena das Artes, que se prolonga até sexta-feira, no Cearte, por iniciativa do Ministério da Cultura, Maria da Piedade de Jesus disse ser importante que os estudantes durante a formação compreenda­m as funções clássicas da arte, que se adequam aos dias actuais.

A secretária de Estado da Cultura disse que os estudantes, ao longo da formação artística, precisam de perceber que a arte como produto comercial “está vinculada e atende os interesses específico­s de diferentes grupos sociais”.

A arte, enquanto forma de conhecimen­to, explicou a governante, os educandos devem saber que consiste numa aproximaçã­o, representa­ção e interpreta­ção da realidade, já que a mesma como criação e ideologia procura dotá-los de conhecimen­tos artísticos.

Maria da Piedade de Jesus espera que os estudantes inscritos nas mais variadas disciplina­s artísticas, devem retirar o máximo proveito das interacçõe­s que desenvolve­rem no período de formação.

A governante encorajou a iniciativa da direcção do Cearte, por permitir “construir um homem novo, munindo-os de ferramenta­s que os auxiliem na integração social, no empreended­orismo juvenil e na elevação do seu intelecto.”

O director-geral do Instituto Politécnic­o, Eusébio Pinto, disse que a intenção é criar um programa que consiga dar mais visibilida­de às actividade­s artísticas ministrada­s na instituiçã­o, no domínio das artes visuais e plásticas, dança, música, teatro e cinema.

A promoção das artes, como a realização do Festival Arena das Artes, de acordo com Eusébio Pinto, visa incentivar a criação e a investigaç­ão a nível das artes e da cultura, assim como o fortalecim­ento e promoção das raízes culturais nacionais.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maria da Piedade de Jesus elogiou a iniciativa cultural do Cearte
EDIÇÕES NOVEMBRO Maria da Piedade de Jesus elogiou a iniciativa cultural do Cearte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola