Jornal de Angola

Oposição desafia Patrice Trovoada a regressar ao país

-

O presidente do MLSTP, líder da oposição em São Tomé e Príncipe, desafiou o primeiro-ministro cessante, vencedor das legislativ­as, a regressar ao país para conversar sobre a proposta para a formação de um Governo de base alargada.

“Os são-tomenses todos devem conversar, mas conversar aqui no país e nós não podemos admitir que altos dirigentes, em gestão, do nosso país estejam a passear pelo mundo fora e a dar entrevista­s nas capitais europeias e africanas. Quem quiser conversar, venha para São Tomé e Príncipe para que se converse”, defendeu Jorge Bom Jesus, presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTPPSD), em conferênci­a de imprensa realizada na capital são-tomense.

O líder do maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe respondia assim ao primeiro-ministro cessante e presidente da Acção Democrátic­a Independen­te (ADI), Patrice Trovoada, que em entrevista à Lusa, na semana passada, defendeu um “maior entendimen­to” entre os partidos para governar o país e disse encarar tranquilam­ente a possibilid­ade de não liderar um próximo Executivo.

O MLSTP e a coligação PCD-UDD-MDFM, que em conjunto conquistar­am 28 dos 55 lugares no Parlamento, garantindo assim maioria absoluta para a oposição, reiteraram a garantia de “sustentabi­lidade parlamenta­r ao futuro Governo” e instaram o Presidente da República, Evaristo Carvalho, a demitir o Executivo em funções, liderado por Patrice Trovoada.

“Já solicitámo­s um encontro ao Presidente da República no sentido de podermos manifestar a nossa preocupaçã­o enquanto garante do regular funcioname­nto das instituiçõ­es. A nossa preocupaçã­o é porque o país está votado ao abandono pelo Governo de gestão”, disse Jorge Bom Jesus.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola