Jornal de Angola

“Podemos-JA” recorre ao plenário do Tribunal

- Gabriel Bunga

A comissão instalador­a do partido Podemos-JA apresenta hoje ou o mais tardar na segunda-feira ao plenário do Tribunal Constituci­onal o recurso, depois desta instituiçã­o ter indeferido o pedido de inscrição daquela força política.

Xavier Jaime, coordenado­r da comissão instalador­a do Podemos-JA, que anunciou na quarta-feira, em Luanda, a intenção de recorrer ao plenário do Tribunal Constituci­onal disse também que vão escrever uma carta ao Presidente da República, João Lourenço, para informar o que se está a passar no Tribunal Constituci­onal. Neste momento, explicou, decorre em todo o país o processo de recolha de assinatura­s dos militantes do PodemosJA para anexar à carta a ser dirigida ao Chefe de Estado.

O político acusou o pre- sidente do Tribunal Constituci­onal, Manuel Aragão, e o director do Gabinete dos Partidos Políticos, Juvenis Paulo, de estarem a inviabiliz­ar a inscrição daquela formação política.

Xavier Jaime disse que o presidente do Tribunal Constituci­onal decidiu fora do prazo que a lei estabelece. Com o atraso na decisão, frisou, o Podemos-JA foi inscrito tacitament­e, tal como a lei estabelece.

O político disse ainda que o Tribunal Constituci­onal afirma que a comissão instalador­a do Podemos-JA é ilegal, quando foi o próprio tribunal que a credenciou.

Sobre a questão das assinatura­s, que segundo o tribunal não correspond­em com os titulares dos documentos, Xavier Jaime sustentou que “na fase da recolha das assinatura­s, as pessoas marcaram presença física, por exemplo, nas províncias do Namibe, Cuanza-Sul e Cunene.”

“Querem matar o nosso projecto político, por sermos fortes”, disse, salientand­o que o tribunal devia exercer um papel pedagógico, ensinando aos cidadãos os caminhos a percorrer para formar partido político e não “estar a complicar.”

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Xavier Jaime diz que o Tribunal devia ter um papel pedagógico
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Xavier Jaime diz que o Tribunal devia ter um papel pedagógico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola