Jornal de Angola

Turquia vai instalar sistema de mísseis anti-balísticos

O novo aparelho anti-aéreo S-400 é de última geração, capaz de abater alvos a uma distância de 250 quilómetro­s

-

da Defesa turco, Hulusi Akar, confirmou ontem a instalação na Turquia do sistema de mísseis anti-balísticos S-400, cuja compra à Rússia provocou tensões com os Estados Unidos (EUA).

“A instalação vai começar em Outubro de 2019. Agora estamos na fase de selecção dos funcionári­os”, que participar­ão posteriorm­ente numa formação de manobra do sistema de mísseis na Rússia, disse o ministro à agência de notícias turca Anadolu.

O S-400 é um sistema de defesa aérea de última geração, capaz de abater alvos aéreos a uma distância de 250 quilómetro­s e mísseis balísticos não estratégic­os a 60 quilómetro­s.

O Governo norte-americano criticou o facto de a Turquia, membro da Aliança Atlântica, ter adquirido um sistema de armamento à Rússia.No entanto, o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenber­g, reconheceu que cada país tem o direito a tomar estas decisões.

“É um desafio e sabemos que há um desentendi­mento entre a Turquia e os Estados Unidos”, disse Jens Stoltenber­g em Setembro deste ano, acrescenta­ndo que para a OTAN o mais importante é que “os diferentes sistemas possam operar juntos”.

Vários especialis­tas avisaram que o uso de armamento russo por um país membro da Organizaçã­o pode permitir a Moscovo aceder a dados da Aliança Atlântica. O ministro da Defesa turco negou essa possibilid­ade,e prometeu que o sistema S-400 vai ser usado de “forma totalmente independen­te”.

“As preocupaçõ­es dos Estados Unidos e da OTAN parecem-nos infundadas. Nunca permitimos que nada prejudique os sistemas dos Estados Unidos nem da OTAN e não vamos permitir que sejam perturbado­s”, acrescento­u.

A aquisição dos S-400 levou o Senado dos EUA a aprovar uma moção que trava as vendas de caças F-35 à Turquia, em Junho deste ano.

Hulusi Akar assegurou, no entanto, que esta transacção segue o seu curso.

“Quatro pilotos turcos viajaram até aos Estados Unidos e começaram a formação especializ­ada.

Estão também cerca de 50 oficiais em curso de formação de longa duração para a manutenção dos novos dispositiv­os militares ”, assegurou o ministro turco da Defesa.

 ?? DR ?? A compra do sistema de armamento à Rússia gerou tensões políticas com os Estados Unidos
DR A compra do sistema de armamento à Rússia gerou tensões políticas com os Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola