Jornal de Angola

Kremlin preocupado com ataques de drones

-

O porta-voz da Presidênci­a russa, Dmitry Peskov, mostrou-se preocupado com as “muito alarmantes” provas de que uma base aérea russa na cidade de Hmeymim, na Síria, foi atacada por drones norte-americanos em Janeiro, de acordo com a agência russa TASS.

Dmitry Peskov referiu que este poderá ser um dos tópicos abordados por Vladimir Putin quando se encontrar com Donald Trump no próximo ano.

Antes de Dmitry Peskov falar, já o ministro da Defesa adjunto, general Alexander Fomin, tinha referido num fórum em Pequim que “13 drones movimentar­am-se em modo de combate”, tendo sido operados pela tripulação de um avião de reconhecim­ento da Força Aérea dos Estados Unidos.

Alexander Fomin explicou que sete drones foram depois destruídos e que as forças russas conseguira­m assumir o controlo dos outros seis através do sistema de defesa electrónic­o.

Jornalista japonês libertado

Enquanto isso, um jornalista japonês detido na Síria há mais de três anos, libertado esta semana, descreveu os anos de cativeiro como um “inferno” antes de partir para o Japão.

“Foi um inferno”, disse Jumpei Yasuda numa entrevista transmitid­a pela televisão pública japonesa NHK.

O jornalista disse que o “inferno não foi só físico, mas também mental. “Todos os dias, eu dizia a mim mesmo ‘não é hoje que serei libertado’ e perdia o controlo de mim mesmo, pouco a pouco”, afirmou.

O jornalista Jumpei Yasuda, de 44 anos, pareceu empolgado, aliviado e tenso ao mesmo tempo, descreve a agência France Press.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola