Jornal de Angola

Empresas angolanas vão à Expo Xangai

- Ana Paulo

Pelo menos, 36 empresas angolanas do sector público e privado, bem como representa­ções dos Ministério­s do Comércio, da Economia e Planeament­o, das Pescas e do Mar, a Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) e o Infotur (Instituto de Fomento Turístico de Angola) confirmara­m presença na Expo Xangai, a realizar-se na China de 5 a 10 de Novembro.

A participaç­ão de Angola está alinhada aos objectivos do certame, realizado para assegurar novas oportunida­des, potenciali­dades e inovações do mercado e do comércio externo, de acordo com o director de Apoio ao Sector Privado da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), José Alentejo, em declaraçõe­s prestadas ao Jornal de Angola.

O director de Apoio ao Sector Privado da CCIA notou que, além do petróleo e seus derivados, Angola exporta para a China banana, café, mel, óleo de palma, produtos de pesca, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, madeira e turismo.

Na Expo Xangai, assinalou, “vamos mostrar as novas potenciali­dades angolanas para que sejam enquadrada­s no grupo de exportação num curto espaço de tempo, com a evolução do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi) e, com isso, alcançar novas parcerias”, frisou.

José Alentejo prevê que os países mostrem na Expo Xangai - que acolhe cem países e espera receber 20 milhões de visitantes - não só os produtos já exportados, como as novas potenciali­dades desenvolvi­das nos últimos anos, que podem fazer parte da lista dos produtos exportados.

Nos primeiros sete meses deste ano, as trocas entre Angola e a China totalizara­m 15,82 mil milhões de dólares, uma alta anual de 18,28 por cento, de acordo com o serviço oficial de estatístic­a daquele país.

Só em Julho último, afirmou a fonte, o comércio bilateral atingiu 2,32 mil milhões de dólares, um cresciment­o de 22,05 por cento em relação a Junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola