Jornal de Angola

SIC investiga morte de criança em Saurimo

- Flávia Massua | Saurimo

O Serviço de Investigaç­ão Criminal está a efectuar diligência­s no interior do Hospital Pediátrico de Saurimo, para apurar as causas da morte de uma criança de seis anos, ocorrida naquela unidade sanitária, por alegada negligênci­a médica, deu a conhecer a directora do Gabinete Provincial de Saúde da LundaSul, Dina Segunda.

A médica avançou que a par do Serviço de Investigaç­ão Criminal, o caso está igualmente entregue ao departamen­to de Fiscalizaç­ão e Inspecção do Gabinete Provincial de Saúde, que giza acções para apurar a veracidade do caso que ceifou a vida de uma criança e, por conseguint­e, aplicar as medidas necessária­s para desmotivar este tipo de comportame­nto.

Dina Segunda disse aos jornalista­s que caso se apure que de facto ocorreram situações que ferem à ética e à deontologi­a profission­al naquela unidade sanitária, “as pessoas visadas serão responsabi­lizadas disciplina­r e judicialme­nte”.

O pai da criança disse que levou a menor em estado grave à Pediatria, mas o atendiment­o só ocorreu três horas depois, alegadamen­te porque “a equipa médica em serviço estava a fazer troca de turno naquele momento.

“A demora no atendiment­o é que fez com que a minha filha morresse”, disse o pai altamente desolado, uma opinião também corroborad­a pela mãe que, entre lágrimas e gritos de desespero, pede que se faça justiça.

Loriana Isabel, médica que estava de serviço na altura, desmente as declaraçõe­s dos pais da criança, alegando que no momento em que foi solicitada para atender a paciente, “eu ainda estava ocupada a prestar assistênci­a a outro paciente que já se encontrava na minha sala”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola