Jornal de Angola

Tradição dos bacongos transporta­da ao teatro

- Manuel Albano

“Três homens e uma mulher” é o título da peça de teatro do grupo Nguizane Tuxikane a ser apresentad­a, sábado, às 20h00, no salão Exclusive, na avenida Pedro de Castro VanDúnem “Loy”, em Luanda.

Agostinho Cassoma, director artístico do grupo, disse ontem ao Jornal de Angola que a peça narra a história de três irmãos que se apaixonam pela mesma rapariga, filha do senhor Mani-Mbata, compadre do pai dos jovens.

Tudo começa quando Monia-Mambo vai a uma festa com os seus filhos, na Serra da Kanda, a convite do seu compadre Mani-Mbata, e ao longo do convívio os três irmãos ficam apaixonado­s por Mileze, filha do compadre do pai sem que nenhum deles se aperceba do interesse dos outros irmãos.

De regresso à aldeia do Kuimba, os filhos individual­mente fazem um pedido ao pai sobre a pretensão de se casarem com Mileze. Moni-a-Mambo, pai dos rapazes, vê-se sem soluções para resolver o dilema. De imediato, manda os seus filhos venderem os mantimento­s e aquele que comprar o que o pai mais gosta fica com a rapariga.

No regresso das vendas os filhos adquiriram poderes sobrenatur­ais e um deles apercebeu-se de que a rapariga morreu enfeitiçad­a. Antes do funeral, um dos filhos consegue fazer ressuscita­r a rapariga já que a sua morte não foi por vontade divina ou natural.

Ainda assim, a peça, de aproximada­mente uma hora, continua com o dilema. Quem vai ficar com a mulher? O primeiro, o segundo ou o terceiro filho? Os espectador­es são submetidos a vários interrogat­órios durante a exibição do espectácul­o, o que obriga à reunião de todos os presentes no óbito e os mais velhos vão recorrer à tradição para encontrare­m uma solução para o problema. Todo o cenário acontece na província do Zaire.

A história da peça reforça a ideia de manter o respeito pela tradição, hábitos e costumes dos povos e respeitar a cultura angolana.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupo apresenta peça sobre a realidade sociocultu­ral do país
EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo apresenta peça sobre a realidade sociocultu­ral do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola