Jornal de Angola

HIstória do Cuanza-Sul retratada em livro

-

Um livro que retrata a implementa­ção efectiva do sistema colonial português em algumas localidade­s do CuanzaSul no período de 1561 a 1888, intitulado “Cuanza-Sul conhece-te e dá-te a conhecer”, vai ser apresentad­o no próximo mês nas cidades de Luanda e Sumbe.

De autoria do pastor reformado da Igreja Metodista Unida em Angola, Gabriel Vinte e Cinco, o livro de carácter histórico faz uma incursão nos períodos de 1561, relativame­nte à chegada dos primeiros portuguese­s ao Sumbe, 1575 a Porto Amboim, 1888 ao Amboim, entre outros momentos marcantes da História de Angola.

Em declaraçõe­s à Angop, o membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) espera com o livro poder contribuir para o Arquivo Histórico de Angola e para o enriquecim­ento de futuras obras dos estudantes e professore­s de História.

O pastor reformado diz ser necessário levar o passado histórico, cultural e económico às novas gerações, deixando um legado que suporte e direccione a sua caminhada.

Para escrever o livro, o autor realizou pesquisas num período de seis anos e com o mesmo método e objectivo está em curso um trabalho semelhante sobre a província do Cuanza-Norte.

Tendo em conta a proliferaç­ão de igrejas e o aproveitam­ento de alguns líderes religiosos, Gabriel Vinte e Cinco afirmou que está a escrever um livro sobre a oração, que vai espelhar algumas formas de orar à luz da Bíblia Sagrada.

Gabriel Vinte e Cinco nasceu na província do Cuanza-Sul, no município da Quibala, em 1948, onde frequentou os estudos primários. Em 1974 começou a sua formação para o pastorado na missão do Késsua, província de Malanje, tendo frequentad­o cursos de superação em formação teológica na Alemanha em 1978.

É autor dos livros “A história sobre o Metodismo”, “Kiogua, o berço do episcopado angolano” e “Os kibalas, sua origem e tradição”.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pastor reformado da Igreja Metodista Unida em Angola
EDIÇÕES NOVEMBRO Pastor reformado da Igreja Metodista Unida em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola