Jornal de Angola

Presidente prolonga Estado de emergência

-

O Presidente tunisino, Beji Caid Essebsi, prorrogou para mais um mês o estado de emergência no país, que assim passará a vigorar até 26 de Novembro de 2018, noticiou a PANA.

O Chefe de Estado tunisino anunciou o facto durante uma audiência concedida aos seus ministros do Interior e da Defesa com os quais examinou a situação de segurança e militar do país, bem como a nível das fronteiras.

Durante a reunião, foi abordada a disponibil­idade das diferentes unidades de segurança e militares para enfrentar as ameaças terrorista­s e o crime organizado.

O Estado de emergência na Tunísia já havia sido prorrogado de 12 de Março último até ao momento, depois de, Essebsi o ter iniciado a 4 de Julho de 2015.

A sua decisão foi tomada na altura uma semana depois do sangrento atentado terrorista que a 26 de Junho visou um hotel turístico de Sousse, a sudeste de Tunis, e que matou 38 turistas, 30 dos quais britânicos.

O estado de emergência dá ao ministro do Interior o poder de pôr pessoas em prisão domiciliár­ia, proibir reuniões, instaurar o recolher obrigatóri­o, inspeccion­ar locais públicos e privados e controlar a imprensa, publicaçõe­s, emissões radiofónic­as, projecções cinematogr­áficas e teatrais sem autorizaçã­o prévia da Justiça.

Recentemen­te, o presidente do Observatór­io Nacional para os Direitos Humanos, Anouar Aouled Ali, numa conferênci­a de imprensa intitulada “Continuaçã­o da violação da Constituiç­ão: exemplo do estado de emergência”, considerou que vários abusos foram registados em nome do estado de emergência em detrimento de presumívei­s terrorista­s, contraband­istas e criminosos económicos, bem como dos seus parentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola