Jornal de Angola

Eleições na RDC na data marcada

Presidente da República do Congo endereçou ontem uma mensagem verbal ao homólogo angolano, João Lourenço

- João Dias

O ministro da Defesa do Congo, Monjo Richard, afirmou ontem, em Luanda, estar convicto de que as eleições gerais na vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC) serão realizadas a 23 de Dezembro.

O enviado especial do Presidente da República do Congo, Monjo Richard, mostrou-se ontem convicto que as eleições na República Democrátic­a do Congo, marcadas para o dia 23 de Dezembro, vão ser realizadas na data prevista.

Monjo Richard foi recebido ontem, em audiência, pelo Presidente João Lourenço, a quem transmitiu uma mensagem verbal do Chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, presidente em exercício da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O também ministro da Defesa do Congo disse que as eleições na RDC devem mobilizar a atenção não só de todos os países da região, mas também do mundo.

Monjo Richard entende que a RDC é um país soberano que tem a sua agenda e que, por isso, vai realizar as suas eleições gerais de forma livre, justa e credível.

Na mensagem, o Presidente da República do Congo manifestou o desejo de ver reforçadas e diversific­adas as relações de cooperação com Angola nos próximos tempos.

“Vim a Luanda na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, com o objectivo de transmitir ao Presidente da República, João Lourenço, uma mensagem verbal do seu homólogo”, sublinhou Monjo Richard, à saída da audiência no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta.

No encontro, foram abordados aspectos ligados à cooperação bilateral e os mecanismos para o seu reforço, o desempenho da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos sob presidênci­a da República do Congo e a situação política e económica da região da África subsaharia­na e da África Central.

“A República do Congo assume actualment­e a presidênci­a da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos, ao suceder Angola, no ano passado. Ao termos uma oportunida­de desta envergadur­a, aproveitam­os para abordar questões de vária ordem ligadas à subregião”, disse Monjo Richard.

O ministro da Defesa do Congo considerou histórica e diversific­ada a cooperação entre os dois países, mas defende ser fundamenta­l buscar outros domínios de interesse comum. Por isso, as questões ligadas ao reforço da cooperação foram aspectos abordados durante o encontro, tal como questões relacionad­as com a Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Angola passou o testemunho da presidênci­a rotativa da Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) à República do Congo em Outubro do ano passado, altura em que o país vizinho acolheu a sétima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organizaçã­o.

A CIRGL foi dirigida por Angola durante dois mandatos, tendo o primeiro iniciado em Janeiro de 2014. O segundo mandato iniciou em Fevereiro de 2016, por convite dos restantes Estados-membros, depois de o Quénia ter manifestad­o indisponib­ilidade para as funções.

A diplomacia angolana estabelece­u como prioridade, no primeiro mandato à frente da CIRGL, a resolução dos conflitos armados na RCA e RDC, mas que permanecem activos e provocam instabilid­ade na Região dos Grandes Lagos.

Criada em 1994, a Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos integra, além de Angola e o Congo, o Burundi, República Centro-Africana (RCA), República Democrátic­a do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Ainda ontem, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu, em audiências separadas, dois investidor­es. O primeiro foi o presidente da Daymond Corporatio­n, Kevin Yau. Depois foi a vez do presidente da Internatio­nal Resources Limitada, Chung Hon Dak.

Ainda ontem, o Presidente da República recebeu em audiências separadas os presidente­s da Daymond Corporatio­n e da Internatio­nal Resources Limitada

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pormenor da audiência que o Presidente da República concedeu ao enviado de Sassou Nguesso
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pormenor da audiência que o Presidente da República concedeu ao enviado de Sassou Nguesso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola