Jornal de Angola

Governo japonês conclui projecto de desminagem

-

O projecto de desminagem na província do Huambo, executado pela ONG “Halo Trust”, encerra hoje, na Ombala Calicoque, nesta cidade, numa cerimónia a ser testemunha­da pela governador­a local, Joana Lina, e pelo embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada.

O projecto financiado pelo Governo do Japão, no valor de 550 mil dólares, através do Programa de Assistênci­a a Projectos Comunitári­os de Segurança Humana da Embaixada do Japão em Angola, também contou com a participaç­ão do Governo britânico e respondeu aos desafios da comunidade internacio­nal, para promover a paz e a estabilida­de global.

No quadro do projecto, a ONG britânica “Halo Trust” procedeu à desminagem de 225,869 metros quadrados de terreno em áreas que circundam 15 localidade­s do Huambo, tendo permitindo a remoção de vários engenhos explosivos, a facilitaçã­o da livre circulação de pessoas e bens, incluindo a prática da agricultur­a e a construção de residência­s.

Com o financiame­nto, foi alcançado o objectivo principal do projecto, que permitiu transforma­r terras minadas em áreas seguras e beneficiar 2.768 moradores. Espera-se que esta actividade venha a contribuir significat­ivamente para o plano de acção contra minas em Angola.

De acordo com a nota de imprensa da Embaixada japonesa, a cerimónia de encerramen­to também vai contar com a presença do cônsul da Embaixada britânica, Primrose Lowett, e várias personalid­ades que estiveram ligadas ao processo de desminagem no planalto central.

Através do Programa de Assistênci­a a Projectos Comunitári­os e de Segurança Humana (APC), o Governo japonês implemento­u em Angola, desde 1990, 64 projectos em diferentes sectores como a desminagem, Agricultur­a, Saúde e Educação, com o valor total de 10,24 milhões de dólares.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Projecto foi executado pela ONG britânica Halo Trust
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto foi executado pela ONG britânica Halo Trust

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola