Jornal de Angola

Damásio dedica álbum “Augusta” às mulheres

Quinta obra discográfi­ca do filho do bairro da Lixeira, em Benguela, é uma dedicatóri­a à sua falecida avó Augusta

- Manuel Albano

O cantor Matias Damásio dedicou o quinto disco denominado “Augusta”, lançado no sábado, na Praça da Independên­cia, em Luanda, às mulheres angolanas, por tudo o que têm feito ao longo dos anos, em prol da edificação das famílias e o contributo prestado nos mais variados sectores sociais para o desenvolvi­mento do país.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, durante a sessão de autógrafos e comerciali­zação do disco que vem acompanhad­o do DVD, “O homem por trás do artista”, o músico disse que as sociedades precisam de valorizar mais o contributo prestado pelas mulheres, por considerá-las “os pilares da edificação de qualquer sociedade”.

Matias Damásio agradeceu, de forma especial, o carinho que tem merecido dos fãs ao longo dos anos de carreira. “Os meus admiradore­s têm sido das coisas mais importante­s na minha vida, porque graças ao carinho deles me sinto cada vez mais fortalecid­o, para continuar a trabalhar e dar o meu contributo à Nação”.

Diante de um público diversific­ado e eufórico, o cantor do sucesso “Juro por tudo”, teve tempo para interagir com os admiradore­s, em vários momentos. Uns, procuravam o melhor ângulo para chamar à atenção de Matias Damásio: “Neto da Augusta, nós te amamos...tu és o nosso cantor preferido, obrigado filho de Benguela, filho de Angola”.

Em outras ocasiões, o cantor era “obrigado” a interrompe­r, por instantes, a assinatura dos discos para fazer fotos para a posteridad­e, insistente­mente os fãs o pediam. “Não Sou nada sem vocês”, respondia em forma de agradecime­nto. O disco “Augusta” tem 12 temas, com destaque para as participaç­ões das cantoras Pérola (Angola), Áurea (Portugal) e Cláudia Leitte (Brasil).

“Só Para Te Abraçar” é o tema com o qual a cantora Pérola participa em dueto com Matias Damásio, como uma das convidadas especiais no quinto disco do autor do “menino” de Benguela intitulado “Augusta”, em homenagem à avó.

O tema foi gravado em Portugal e retrata as relações interpesso­ais distanciad­as por razões diversas, mas que ao mesmo tempo se “sentem abraçadas pelo vento.”

Matias Damásio recebeu a visita de várias crianças desfavorec­idas do Lar Kuzola, que na ocasião interpreta­ram uma canção infantil instruídas pelas tias do Lar, coordenada­s pela vigilante Avelina Simão Moreira, que disse ao Jornal de Angola, ser uma actividade enquadrada no programa da instituiçã­o de recreação e passeio com as crianças.

Imagens da digressão em DVD

O CD “Augusta”, vem acompanhad­o do DVD “O homem por trás do artista”, que revela as emoções que marcaram a digressão “Somos Angola, Somos Cuca”, que em sete espectácul­os levou o melhor do talento de Damásio a sete províncias do país”.

A digressão começou no Soyo, nos dias 7 e 8 de Abril, no Campo 11, seguiu-se a cidade do Uíge, dia 14 de Abril, na Praça da Independên­cia, depois foi Saurimo no dia 21, no Largo 1º de Maio, Malanje foi a 5 de Maio, no Campo do Ferrovia, Lubango a 12 de Maio, no Largo Millennium, Benguela a 19 de Maio, no Largo de África, e em Luanda foi a 26 de Maio, no Quatro Campos, em Viana.

“Os meus admiradore­s têm sido das coisas mais importante­s na minha vida, porque graças ao carinho deles sinto-me cada vez mais fortalecid­o”

Matias Damásio nasceu a 9 de Maio de 1982 em Benguela, entretanto, foi em Luanda que encontrou melhores condições de trabalho e de mercado. A arte de cantar é a grande ferramenta que lapidou, para dar início a uma carreira com a finalidade de garantir o seu auto-sustento. Chegou à capital do país e venceu.

Esta é a sina de um menino que procurou perseguir o seu sonho, e hoje é uma das figuras mais prestigiad­as da cena musical angolana. Agora, Damásio tem estado a deixar a sua marca no mercado internacio­nal, utiliza o mercado português para vingar no continente europeu.

Damásio entrou na lista dos músicos angolanos mais internacio­nais, da qual constam Bonga, Paulo Flores, Anselmo Ralph, Waldemar Bastos e C4 Pedro.

 ?? VIGA DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Músico vendeu e autografou o seu último disco na Praça da Independên­cia em Luanda
VIGA DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Músico vendeu e autografou o seu último disco na Praça da Independên­cia em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola