Jornal de Angola

Campeões chegam quinta-feira

Depois do segundo lugar alcançado na edição anterior angolanos ocupam lugar mais alto do pódio na prova

- António Cristóvão

A Selecção Nacional de futebol para amputados regressa ao país, nesta quinta-feira, com o troféu de campeões do mundo, provenient­e da cidade de Guadalajar­a, México, onde no domingo à noite conquistou o título, ao derrotar na final a similar da Turquia, por 54, no Estádio de Santa Lucia, no município de San Juan de Los Lagos, após a marcação de grandes penalidade­s.

No tempo regulament­ar de 50 minutos, os novos campeões mundiais e a campeã europeia encontrava­m-se empatados sem golos. O mesmo resultado predominou durante o prolongame­nto, numa partida marcada pelo equilíbrio, com várias oportunida­des de golo de ambos os lados.

O triunfo dos angolanos deveu-se ao mérito do guarda-redes da Selecção Nacional, Jesus Mateus, que defendeu o penaltie decisivo, e o avançado Heno Guilherme, marcador do tento da vitória.

Heno Guilherme, 26 anos, e o defesa Jesus Morais, 28 anos, ambos do 1 de Junho de Luanda, viajam na próxima semana para Istambul, onde vão representa­r as cores da equipa do Estambul Yeditepe Sport Clube durante duas épocas. Com este resultado, o “Sete” Nacional conquistou pela primeira vez o troféu mundial, depois de ter perdido na final, em 2014 na cidade de Culiacán, México, diante da Rússia, por 1-3, no Estádio de Sinaloa.

Nas meias-finais, a Selecção Nacional derrotou o Brasil, por 2-0, no Estádio Proan, enquanto a Turquia venceu pelo mesmo resultado o México (2-0).

Para chegar às meias-finais, os angolanos venceram com imensas dificuldad­es os polacos, por 6-5, no município de San Juan de Los Lagos, em jogo dos quartos de final, após a marcação de grandes penalidade­s.

Nos oitavos de final, a equipa nacional ganhou à congénere da Itália, por 2-0, no Estádio Santa Lucia. Na primeira fase do mundial, Angola goleou a Ucrânia, na primeira jornada por 4-0. Nas segunda e terceira jornadas, venceu a Espanha (1-0) e o Haiti, por 1-2.

Felicitaçõ­es

O Bureau Político do MPLA felicitou a Selecção Nacional e manifesta “o mais profundo reconhecim­ento a todos quantos estiveram engajados para a conquista de tão importante título, que enche de orgulho toda a Nação angolana”.

 ??  ??
 ?? CEDIDA PELA ANGOP ?? Jogadores de Angola superaram os turcos na marcação de grandes penalidade­s
CEDIDA PELA ANGOP Jogadores de Angola superaram os turcos na marcação de grandes penalidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola