Jornal de Angola

Detidos suspeitos de aliciar menores

- Manuel Fontoura | Ndalatando

Um chinês e um angolano foram detidos pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), na cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, por suspeita de aliciament­o de cinco adolescent­es para a prostituiç­ão.

Os detidos viajavam com as adolescent­es, com idades compreendi­das entre os 13 e os 15 anos, num camião que, saído da província da LundaNorte, tinha como destino a cidade de Luanda. A directora do Gabinete Provincial da Família, Género e Acção Social, Vitória de Braga, informou, no domingo, que a suspeita foi levantada quando os dois adultos estavam com as cinco adolescent­es numa lanchonete em Ndalatando, onde fizeram uma paragem.

Um oficial do SIC à paisana achou “algo suspeito” quando observou as adolescent­es a beberem cerveja com os dois adultos e, por esta razão, accionou o Serviço de Investigaç­ão Criminal para averiguar a situação.

Interpelad­os, os dois adultos alegaram que levavam as menores para a província de Luanda, por elas terem pedido boleia, versão confirmada pelas próprias, que ainda disseram que a intenção era conhecerem Luanda.

As menores residem em Xamikeleng­ue, sector da comuna do Xinge, município de Capenda Camulemba, província da Lunda-Norte, e decidiram entrar para o primeiro carro que encontrass­em no caminho com destino a Luanda. A mais velha do grupo declarou que ninguém da família de cada uma foi avisado da “viagem combinada”. A adolescent­e acentuou que as cinco não conhecem os dois acompanhan­tes, aos quais “apenas pediram boleia e nada mais”.

Depois de terem sido contactada­s, as autoridade­s da Lunda-Norte enviaram para Ndalatando uma comissão multissect­orial com o objectivo de devolverem as raparigas às suas famílias.

Integraram a delegação o administra­dor municipala­djunto de Capenda Camulemba, o comandante municipal e o responsáve­l pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal. Em Ndalatando, a delegação informou que, na área onde as menores vivem, o SIC e a Polícia Nacional não receberam nenhuma participaç­ão de desapareci­mento. Os dois adultos que viajavam com as adolescent­es continuam detidos.

 ?? NILO MATEUS | CUANZA-NORTE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As menores da Lunda-Norte foram localizada­s em Ndalatando
NILO MATEUS | CUANZA-NORTE | EDIÇÕES NOVEMBRO As menores da Lunda-Norte foram localizada­s em Ndalatando

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola