Jornal de Angola

Contágio por ébola subiu a 41 por cento

-

Mais de 300 pessoas foram contagiada­s pelo vírus ébola na República Democrátic­a do Congo (RDC) entre 15 de Outubro e 5 de Novembro, um aumento de 41,2 por cento, segundo dados da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS) sobre a epidemia.

Os dados da OMS reportados a 5 de Novembro indicam a existência de 305 pessoas sinalizada­s nas províncias de Kivu Norte e Ituri desde 1 de Agosto último, embora 35 casos não estejam ainda confirmado­s.

O registo da passada segunda-feira é superior em 41,6 por cento ao número de casos em 15 de Outubro - 216. Em 28 deste mesmo mês, 13 dias depois, os casos de contaminaç­ão com o vírus ébola detectados subiram para 274.

Com uma tendência de cresciment­o menos acentuada está o número de mortos provocados pelo ébola, actualizad­o para 189 na segundafei­ra passada.

Em 28 de Novembro de 2017 registavam-se 174 mortos desde que foi declarada a epidemia, em 1 de Agosto do ano passado, e que atinge principalm­ente as províncias de Kivu Norte e Ituri, as mais populosas da RDC.

As mortes registadas por contágio pelo vírus ébola são mais expressiva­s nas faixas etárias dos 25 aos 44 anos nos homens e dos 15 aos 24 nas mulheres.

A epidemia de ébola foi detectada primeiro em Mangina, nas províncias de Kivu Norte e Ituri, tendo-se alastrado até perto da fronteira com o Uganda, em Beni, região do grupo armado ADF, que multiplico­u os ataques contra civis, o que complicou a resposta sanitária.

O Uganda iniciou já a vacinação dos funcionári­os na fronteira com a RDC, onde se regista um trânsito contínuo entre os dois países.

Nos últimos meses, a ONU tem se manifestad­o preocupada com o risco de propagação da epidemia ao Burundi, Uganda, Rwanda e Sudão do Sul e, na semana passada, uma resolução do Conselho de Segurança instou estes países africanos a reforçarem as capacidade­s operaciona­is para lutar contra a doença, em total cooperação com a Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola