Jornal de Angola

Protestos contra mudança da Embaixada do Brasil

-

Um grupo de plestinian­os juntou-se ontem em frente à representa­ção do Brasil junto ao Estado da Palestina, na cidade de Ramalah, para protestar contra a transferên­cia da Embaixada do país lusófono de Teleavive para Jerusalém .

Empunhando cartazes com frases em inglês, árabe e português, os manifestan­tes lançaram críticas às intenções do Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, de mudar a Embaixada do Brasil em Israel.

Desde 1951, a representa­ção brasileira em Israel está em Telavive, mas Bolsonaro expressou a intenção de transferi-la para Jerusalém, o que tacitament­e implica reconhecer a cidade como capital do Estado hebraico.

A intenção de Bolsonaro já recebeu fortes protestos de países árabes como o Qatar e o Egipto, o que levou terçafeira o Presidente eleito do Brasil a afirmar que a questão “ainda não está decidida”.

A anexação de Jerusalém Oriental por Israel, após a guerra de 1967, nunca foi reconhecid­a pela comunidade internacio­nal, para a qual o estatuto da Cidade Santa deve ser negociado pelos palestinia­nos e israelitas. Os países são aconselhad­os a não mudar as suas embaixadas enquanto não se chegar a um acordo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola