Go­ver­no retoma diá­lo­go com gru­pos da opo­si­ção

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Go­ver­no su­da­nês anun­ci­ou es­ta se­ma­na que vai re­to­mar as ne­go­ci­a­ções com a opo­si­ção do país e di­fe­ren­tes gru­pos ar­ma­dos. O ad­jun­to do Che­fe de Es­ta­do su­da­nês, Fai­sal Has­san Ibrahim, fez es­te anún­cio na quar­ta-fei­ra de­pois de uma reu­nião com o che­fe do Co­mi­té de Al­to Ní­vel da União Afri­ca­na pa­ra o Sudão (AUHIP) e an­ti­go Pre­si­den­te sul-afri­ca­no, Tha­bo Mbe­ki.

“O Go­ver­no es­tá a pre­pa­rar-se pa­ra rei­ni­ci­ar as ne­go­ci­a­ções com opo­si­to­res e os gru­pos ar­ma­dos de acor­do com o ca­len­dá­rio fi­xa­do pe­la me­di­a­ção afri- ca­na”, dis­se es­te res­pon­sá­vel à im­pren­sa após o en­con­tro. A reu­nião abor­dou a par­ti­ci­pa­ção dos sig­na­tá­ri­os no acor­do de ro­tei­ro da União Afri­ca­na so­bre a preparação da Cons­ti­tui­ção do Sudão e da Lei Elei­to­ral, dis­se.

Du­ran­te a reu­nião, fo­ram igual­men­te dis­cu­ti­dos os re­sul­ta­dos das reu­niões en­tre Tha­bo Mbe­ki e o pre­si­den­te de Ape­lo do Sudão, Al-Sad­diq al-Mah­di, e ou­tros di­ri­gen­tes po­lí­ti­cos da opo­si­ção, con­ti­nu­ou.

Em Mar­ço de 2016, o Go­ver­no su­da­nês as­si­nou uni­la­te­ral­men­te um acor­do de ro­tei­ro pro­pos­to pe­lo AUHIP pa­ra aca­bar com a guer­ra ci­vil, mas as for­ças da opo­si­ção re­cu­sa­ram-se a as­si­ná-lo.

Em Agos­to de 2016, os di­ri­gen­tes de Ape­lo do Sudão as­si­na­ram o acor­do de ro­tei­ro em Ad­dis Abe­ba, ca­pi­tal da Etió­pia, mas as dis­cus­sões so­bre a sua im­ple­men­ta­ção fo­ram in­ter­rom­pi­das no mes­mo ano.

O Ape­lo do Sudão, cri­a­do em De­zem­bro de 2014, é uma ali­an­ça que re­a­gru­pa os par­ti­dos de opo­si­ção e gru­pos ar­ma­dos do Sudão, in­cluin­do o Par­ti­do Oum­ma e o Con­gres­so Na­ci­o­nal, en­tre ou­tros.

DR

Tha­bo Mbe­ki tem ga­ran­ti­as de re­gres­so ao diá­lo­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.