Jornal de Angola

Ministro apela a novo referendo ao Brexit

-

O ministro dos Transporte­s britânico, Jo Johnson, anunciou ontem a sua demissão do Governo ao mesmo tempo que fez um apelo a um novo referendo ao Brexit, uma nova baixa no Executivo de Theresa May.

Jo Johnson, que utilizou as redes sociais para dar a conhecer a sua decisão, apontou o “incoerente” processo de Brexit como razão para a sua saída e realça mesmo que, dada a mudança de condições verificada­s desde o referendo, a opção mais democrátic­a seria um novo referendo.

“Dado o facto de o Brexit se ter tornado algo muito distante do que foi prometido, a coisa democrátic­a a fazer seria dar ao povo a última palavra”, referiu.

Jo Jonhson explicou de seguida que a sua sugestão de novo referendo não seria repetir o referendo de 23 de Junho de 2016. Ao invés, seria “perguntar às pessoas se querem seguir em frente com o Brexit agora que sabemos o tipo de acordo que se encontra disponível”.

Esta demissão é mais um sinal de fragilidad­e e coerência no Governo que tem em mãos a difícil missão de negociar as condições de saída do Reino Unido da União Europeia.

Recorde-se que Boris Johnson, responsáve­l pela pasta dos Negócios Estrangeir­os, já se demitira do Executivo da primeira-ministra Theresa May. A saída, no entanto, foi defendida com razões inversas às de Jo Johnson. Enquanto Jo Johnson admite que poderá ser o momento de voltar a votar, Boris Johnson não queria novo referendo mas sim a saída do Reino Unido da União Europeia, mesmo que tal implicasse uma saída em condições menos favoráveis devido à morosidade das negociaçõe­s que decorrem entre Bruxelas e Londres.

É no final do dia 29 de Março de 2019 que o Reino Unido sairá, definitiva e oficialmen­te, da União Europeia, independen­temente da forma como decorrerem as negociaçõe­s até lá.

 ?? DR ?? Jo Jonhson pede demissão do Governo de Theresa May
DR Jo Jonhson pede demissão do Governo de Theresa May

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola