Jornal de Angola

“Um mau sinal para o resto do mundo”

-

norteameri­cana em migrações considerou quinta-feira um mau exemplo para o mundo a política de imigração da administra­ção do Presidente norte-americano, Donald Trump, que está a limitar a entrada dos estrangeir­os no país.

“Penso que limitar o número de refugiados e imigrantes nos Estados Unidos é um mau sinal para o resto mundo”, declarou Susan Donovan, lembrando ainda os discursos e políticas antiimigra­ção que estão a ressurgir em várias partes do mundo. A especialis­ta, que é directora do projecto Eurita da Internatio­nal Rescue Committee (IRC) e trabalha em prol dos refugiados há mais de 25 anos, falou à Lusa à margem do XIII Congresso Internacio­nal do Conselho Português para os Refugiados (CPR), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

“Eu penso que a política de imigração do Presidente Trump irá voltar-se contra ele”, avaliou Susan Donovan, sublinhand­o que a imigração é um factor importante para a reposição da mão-de-obra no sector económico no país.

O Presidente norte-americano, no entanto, tem um forte discurso anti-imigração.

Donald Trump elegeu mesmo o combate à imigração, nomeadamen­te a marcha de migrantes sul-americanos que está a caminho dos Estados Unidos, como estratégia na campanha para as eleições intercalar­es da passada terça-feira.

Cerca de 5.500 migrantes que partiram das Honduras a 13 de Outubro em direcção aos Estados Unidos chegaram na quarta-feira à Cidade do México, segundo a Comissão de Direitos Humanos daquele país.

A maioria dos migrantes da América Central que chegam à Cidade do México está determinad­a a entrar nos Estados Unidos, apesar das ameaças do Presidente Donald Trump, que prometeu impedi-los de entrar no país e enviou cerca de 4.800 militares para a fronteira.

 ??  ?? Uma especialis­ta
Uma especialis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola