Jornal de Angola

Peça de teatro “Ingrattus” exibida no Cine Sporting

- Roque Silva

O espectácul­o “Ingrattus”, sobre a defesa e a inclusão da pessoa com deficiênci­a na sociedade, é apresentad­o amanhã, às 20h00, no Cine Sporting, na cidade do Bié, pelo projecto Cena Livre.

A peça é exibida numa maratona enquadrada nos festejos do 11 de Novembro, na qual participam outros três colectivos locais, numa promoção da Associação Provincial do Teatro do Bié.

Hoje, sobem ao palco os grupos INE Marista e Omalã VetoWeya, com as peças “Igreja do Papá Maná” e “Cá se Faz, Cá se Paga”, e amanhã, na segunda sessão, o Olombangue apresenta “Flores ou Saco de Arroz”.

A peça “Ingrattus” é um retrato das peripécias que as pessoas com deficiênci­a enfrentam diariament­e em Angola, com maior pendor para os actos e expressões de discrimina­ção.

Escrita por Walter Cristóvão, o espectácul­o dá subsídios sobre a forma como essas pessoas, que se sentem discrimina­das, se podem defender em situações idênticas.

Montada no género comédia, a história gira em torno de dois deficiente­s que passam por várias situações desfavoráv­eis à sua condição, como a rejeição, que inclusive os leva a pensar a porem termo à própria vida. Mas, apesar dos obstáculos, ambos encorajam as pessoas a enfrentare­m os problemas com inteligênc­ia e a manterem o foco nos seus objectivos.

Ao espectácul­o dão vida a outros personagen­s os actores Isabel Linda, como Maria da Rua 28, Rui Nereu (Garçon), Nareth Dala (Vani Boazuda) e Inara Alexandra (Victória).

 ?? DR ?? Chiquinho e Chiquito personagen­s da peça do Cena Livre
DR Chiquinho e Chiquito personagen­s da peça do Cena Livre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola