Jornal de Angola

Trump cassa credencial do jornalista Jim Acosta

-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, suspendeu a credencial que dá acesso à Casa Branca do jornalista da CNN Jim Acosta, depois dos dois se terem envolvido numa troca de palavras violentas, quartafeir­a, durante uma conferênci­a de imprensa.

Na ocasião, Trump chamou a Acosta de “rude” e “pessoa terrível”, depois do jornalista ter insistido em perguntas sobre a caravana de imigrantes da América Latina que se aproxima dos Estados Unidos.

O repórter recusou-se a dar o microfone a uma auxiliar da Casa Branca quando, Trump tentou tirar-lhe a palavra. A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, acusou o repórter de ter empurrado a auxiliar e sido “completame­nte desrespeit­oso” com os colegas que queriam fazer perguntas.

“O Presidente Trump acredita numa imprensa livre e”, afirmou, acrescenta­ndo que “nós nunca iremos, no entanto, tolerar que um repórter coloque as mãos numa jovem mulher que só tentava fazer o seu trabalho”

A Casa Branca também criticou a CNN, dizendo que o facto de “estar orgulhosa pela forma como o seu funcionári­o se comportou não é apenas repugnante, mas um exemplo do desprezo absurdo por todos, inclusive por jovens mulheres que trabalham nesta Administra­ção.”

A CNN divulgou um comunicado afirmando que os ataques do Presidente contra a imprensa foram “longe demais”. “Eles não são apenas perigosos, eles são perturbado­ramente antiameric­anos”, refere a nota.

A associação que representa os jornalista­s que cobrem a Casa Branca classifico­u a suspensão da credencial “inaceitáve­l”. A ACLU (American Civil Liberties Union) afirmou que “é inaceitáve­l e anti-americano” que um Presidente expulse um repórter por fazer o seu trabalho e exigiu que a Administra­ção reverta a decisão imediatame­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola