Jornal de Angola

Chefe de Estado promove reconcilia­ção com a História

Condecoraç­ões, resultante­s das propostas das Comissões para as Famílias das Condecoraç­ões Civis e Militares, visam prestar uma homenagem especial a todos quantos se tenham destacado em várias áreas

-

O Presidente da República, João Lourenço, condecora, hoje, várias personalid­ades civis e militares, por ocasião do Dia da Independên­cia Nacional que se assinala amanhã. O gesto é entendido como a reconcilia­ção com a História. Das figuras a condecorar, constam Viriato da Cruz, Ilídio Machado, Cônego Manuel das Neves, Eduardo Jonatão Chingunji, Simão Toco, Deolinda Rodrigues, Pedro de Castro Van-Duném “Loy” e Ambrósio Lukoki. Em despachos presidenci­ais, o Chefe de Estado condecora também Liceu Vieira Dias, Victor Teixeira “Vitex”, Mfulupinga Lando Victor, Jorge Macedo, Alberto Teta Lando, Maria do Carmo Medina, Almerindo Jaka Jamba e João Baptista Mampuela. João Lourenço, que ressalta os inúmeros sacrifício­s consentido­s pelo povo angolano para a conquista e a preservaçã­o da Independên­cia Nacional, condecora também o Cardeal Alexandre do Nascimento, o bispo Emílio de Carvalho e o desportist­a Demarte Pena.

O Presidente da República, João Lourenço, determinou ontem a atribuição da Ordem da Independên­cia de 1º Grau, a título póstumo, ao nacionalis­ta Viriato Clemente Francisco da Cruz.

Consideran­do as propostas das Comissões para as Famílias das Condecoraç­ões Civis e Militares , o Presidente da República determinou ainda a atribuição da mesma Ordem aos nacionalis­tas Ilídio Thomé Aires Machado, Cônego Manuel das Neves, Eduardo Jonatão Chingunji, Simão Gonçalves Toco, Deolinda Rodrigues, Pedro de Castro Van-Duném “Loy” e Ambrósio Lukoki.

A Ordem do Mérito Civil, 1º Grau foi atribuída, também a título póstumo, a Liceu Vieira Dias, Victor Teixeira “Vitex”, Mfulupinga Lando Victor, Jorge Macedo, Alberto Teta Lando, Maria do Carmo Medina, Almerindo Jaka Jamba e João Baptista Mampuela.

A Medalha 11 de Novembro, 1º Grau foi atribuída a Francisco Chimbungo e Simão Pedro Nelumba.

Para as condecoraç­ões a personalid­ades civis em vida, o Presidente da República determinou a condecoraç­ão com a Ordem de Mérito Civil 1º Grau o Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e o Bispo Emílio de Carvalho.

Para a Ordem de Mérito Civil 2º Grau foi condecorad­o Pedro Domingos Peterson, enquanto que Mayanda Dombele Inocente e Victorino Eugénio da Silva e Cunha receberam a mesma Ordem, 3º Grau. A José Diogo Ventura foi atribuída a Ordem da Independên­cia, 1º Grau.

Demarte Pena, José Adelino Barceló de Carvalho “Bonga”, José Belo Chipenda e Óscar Braga foram condecorad­os com a Medalha Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1ª Classe.

A mesma medalha foi atribuída aos atletas da Selecção Nacional de Futebol adaptado, designadam­ente Celestino Elias António, Francisco Manuel Amaro, Heno Guilherme Sebastião Adão, Hilário Kanchingon­go Kufula, Jesus Alexandre Morais, Jesus Pedro Mateus, João das Dores Manuel Chiquete, José Candeeiro Jamba, Laurindo Longuenda Lucamba, Neves Sonhi Undungo, Sabino António Joaquim e Sebastião Canjugula Cacumba. A Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 2.ª Classe foi atribuída a António Luciano Cassanga, Fabrice Alcibíades Maieco “Akwá”, Manuel Mateus Webba da Silva, Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima e Ricardo Augusto Antunes Figueiredo.

Personalid­ades militares

O Presidente da República determinou também a condecoraç­ão de personalid­ades militares, a título póstumo, com várias ordens e medalhas. Assim, a Ordem dos Combatente­s da Liberdade, 1º Grau foi atribuída a David António Moisés “Ndozi”, Fernando Brica, Jacob Caetano João “Monstro Imortal”, Gilberto Teixeira da Silva “Gika, Nicolau Gomes Spencer, Pedro Maria Tonha “Pedalé”, Augusto Sebastião Lopes “Roca Monita”, Joaquim Cardoso “Janguinda” e Paulo da Silva Mungungo “Comandante Dangereux”.

Joaquim Domingos “Valódia” foi homenagead­o com a Ordem dos Combatente­s da Liberdade, 2º Grau e Luzia Paim com a Ordem do Mérito Militar, 2º Grau.

Ainda a título póstumo, o Chefe de Estado atribuiu a Medalha do Mérito Militar, 1ª Classe a Aristides Cadete “Kima Kienda", Pedro Afamado Kissungua, João António Rosa “Tiro”, Arlindo Chenda Isaac Pena “Ben Ben”, Moisés Cardoso “Kamy” e Rafael Zembo Faty “Suka-Hata”.

A Medalha Estrela da Liberdade, 1ª Classe foi atribuída a Diogo Fernando Jacinto Lourenço de Jesus, Manuel Caetano Soares da Silva “Nelito Soares” e Amélia Massoji Satembo.

No capítulo das condecoraç­ões de personalid­ades militares, em vida foi atribuída a Ordem dos Combatente­s da Liberdade, 1º Grau a Filipe Floribert Monimambu e de 2º Grau a Maria da Conceição Pitra Pascoal.

A Ordem do Mérito Militar, 1º Grau foi atribuída a António Bernardo Chinyama “Manhinga” e Manuel dos Santos Lima, enquanto Cristóvão Quina recebeu a Ordem do Mérito Militar, 2º Grau.

Adriano Makevela “Mackenzie” e Armindo Francisco Miguel “Mau-Mau” foram homenagead­os com a Medalha do Mérito Militar, 1ª Classe e Arnaldo Saraiva de Carvalho “Tetembwa” com a Ordem do Mérito Policial, 1º Grau.

A Medalha do Mérito Militar, 2ª Classe foi atribuída a Augusto Domingos LutockLiah­uka “Wiyo”, Domingos Oliveira “Ya-Ya” e Lucas Bayona.

Armindo Espírito Santo Vieira e Fernando Torres Vaz da Conceição “Mussolo” receberam a Medalha do Mérito Policial, 1ª Classe, enquanto que Amélia Abraão Paulo e Luís António Neto “Kyambata” a Medalha Estrela da Liberdade, 1ª Classe.

De acordo com o Decreto Presidenci­al, as condecoraç­ões visam prestar uma homenagem especial a todos quantos, em virtude da sua participaç­ão, se tenham destacado dos demais, por forma a Nação se rever, orgulhosam­ente, nas acções pelos mesmos desenvolvi­das.

As condecoraç­ões, a serem entregues hoje, são ainda justificad­as pelos enormes sacrifício­s consentido­s pelos angolanos para a conquista e a preservaçã­o da Independên­cia, a Paz e a Democracia, processo no qual, inúmeras personalid­ades e entidades nacionais se distinguir­am pelos seus feitos.

 ?? DR ?? Viriato da Cruz (à esquerda) e Simão Gonçalves Toco estão entre os nacionalis­tas condecorad­os a título póstumo
DR Viriato da Cruz (à esquerda) e Simão Gonçalves Toco estão entre os nacionalis­tas condecorad­os a título póstumo
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola