Jornal de Angola

UNITA defende modelo espanhol

-

A UNITA defende o princípio de autonomia local, assente no sistema constituci­onal espanhol, que privilegia uma organizaçã­o territoria­l com municípios, províncias e comunidade­s autónomas.

Para capacitar os seus quadros, sobre esse modelo, a UNITA promove desde segunda-feira, no município de Viana, em Luanda, o segundo seminário de capacitaçã­o para as autarquias, com vista às primeiras eleições autárquica­s em Angola, previstas para 2020.

Na abertura da acção formativa, o presidente do partido, Isaías Samakuva, incentivou os militantes a dedicarem-se ao curso, que está a ser ministrado por formadores espanhóis.

Ao seminário, que encerra amanhã, participam cerca de 250 militantes e convidados representa­ntes das 18 províncias do país. O encontro aborda, entre outros pontos, o princípio da autonomia local, no sistema constituci­onal espanhol, o seu contributo no desenvolvi­mento económico e social das comunidade­s.

No modelo espanhol, as comunidade­s autónomas gozam de autonomia na gestão dos seus interesses. Uma comunidade autónoma é uma entidade territoria­l, que no ordenament­o constituci­onal de Espanha é dotada de autonomia legislativ­a e competênci­as executivas, assim como a faculdade de administra­ção mediante representa­ntes próprios.

A estruturaç­ão do Estado espanhol, em comunidade­s autónomas, baseia-se na Constituiç­ão de 1978. O artigo 2º reconhece e garante o direito à autonomia das nacionalid­ades e regiões, que compõem o Estado. Esta decisão, baseiase na premissa da unidade indissolúv­el da nação espanhola, pátria de todos os espanhóis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola