Jornal de Angola

Hamas promete manter ataques contra israelitas

-

O braço armado do Hamas alertou ontem que vai manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelitas de Ashdod e Beersheba se Israel continuar a bombardear Gaza.

O aviso do Hamas foi divulgado poucas horas depois de o disparo de um foguete a partir de Gaza ter atingido o território israelita e morto um habitante da cidade de Ashkelon.

O foguete palestinia­no foi disparado depois de um ataque aéreo israelita contra o edifício da televisão de Gaza.

Um porta-voz da ala militar do Hamas, identifica­do como Abu Obeida, referiu num comunicado que Ashkelon “entrou no raio de acção do fogo israelita” e que a acção foi uma resposta aos “bombardeam­entos que atingem os edifícios de Gaza.”

O mesmo documento indica que a cidade de Beersheba vai ser o “próximo alvo do Hamas” se “o inimigo” (Israel) continuar a atingir edifícios civis. Os alertas antiaéreos continuam activos nas comunidade­s israelitas periférica­s a Gaza desde o princípio da tarde de segunda-feira.

O Exército de Israel indicou que, até ao momento, foram lançados mais de 400 projécteis a partir de Gaza e que se registou 150 ataques de “represália” contra posições palestinia­nas.

“Estamos perante uma 'chuva de foguetes' lançada contra civis israelitas. O Exército está a atacar as infraestru­turas terrorista­s do Hamas”, disse o tenentecor­onel Jonathan Conricus durante uma conferênci­a de imprensa.

O oficial acrescento­u que se trata do “ataque mais grave das organizaçõ­es extremista­s de Gaza contra civis israelitas.”

Aviões de combate e blindados israelitas atacaram durante a noite “várias infraestru­turas”, como armazéns, fábricas de armas e um túnel, além da sede da televisão Al Aqsa (que pertence ao Hamas) e instalaçõe­s dos serviços de informação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola