Jornal de Angola

Saúde realiza palestra sobre cancro da próstata

- Tatiana Marta / Huambo

O sedentaris­mo, consumo excessivo de álcool, o tabaco e alimentos gordurosos, constituem um dos principais factores para o surgimento do cancro da próstata, disse ontem a coordenado­ra provincial do Programa de Prevenção das Doenças Crónicas do Huambo, Lourdes Garcia.

A responsáve­l fez esta afirmação durante uma palestra na cidade do Huambo, sobre o tema “Cancro da Próstata”, promovida pela Direcção Provincial da Saúde e dirigida aos membros da Comunicaçã­o Social, no âmbito do Programa de Sensibiliz­ação Sobre Prevenção de Doenças que decorre na província.

“O cancro abarca um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o cresciment­o desordenad­o de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo”, disse.

Lourdes Garcia disse que o estilo de vida das pessoas, associado a factores hereditári­os, são determinan­tes para o aparecimen­to da doença. “O cancro da próstata causa impotência sexual e consequent­emente a perda da vida, sendo fundamenta­l a realização de exames constantes a partir dos 40 anos”, advertiu. Por outro lado, a médica disse que o cancro da mama, colo do útero, bexiga, pulmão e recto, as doenças mais comuns em mulheres, quando estão em estado avançado podem compromete­r de forma negativa o aparelho reprodutor feminino e, em muitos casos, também levam à morte.

“As mulheres devem cultivar o hábito do auto-exame da mama, procurando a assistênci­a médica e medicament­osa sempre que detectarem qualquer sintoma anormal na região mamária, uterina, bexiga, sobretudo quando manifestar-se com a fadiga, perda de peso, tosse persistent­e, dificuldad­e para engolir, dor muscular, febres nocturnas, alteração da pele e nódulos.

A direcção da Saúde na província do Huambo tem em agenda a realização de uma série de palestras em vários organismos na região, com vista a esclarecer os métodos de prevenção.

“A nossa iniciativa de realizar a palestra para informar a população sobre os métodos de prevenção de doenças, é também uma forma de controlar as diversas efermidade­s. Portanto, ao termos uma população informada, estamos consequent­emente a ter uma sociedade livre de muitos problemas”, disse Lourdes Garcia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola