Jornal de Angola

Expulsos 26 cidadãos da RDC por irregulari­dades migratória­s

Autoridade­s angolanas continuam a apertar o cerco aos estrangeir­os ilegais nas regiões fronteiriç­as do país

-

Um total de 26 cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) foi repatriado, nos últimos dias, pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) na província do Zaire, por irregulari­dades migratória­s.

Deste número, 16 cidadãos saíram através do posto fronteiriç­o do Luvo, 60 quilómetro­s a norte da cidade de Mbanza Kongo, seis a partir da fronteira terrestre do Nóqui e quatro pelo posto de travessia fluvial do Kimbumba, no município do Soyo, indica uma nota do SME enviada à Angop.

Segundo o documento, no mesmo período, o Serviço de Migração e Estrangeir­os recusou a entrada no território nacional de 33 cidadãos deste país vizinho, por falta de documentos de viagem válidos e meios de subsistênc­ia. Desta cifra, 24 cidadãos foram rejeitados a partir do posto fronteiriç­o do Luvo, sete no município do Nóqui e dois na comuna fronteiriç­a do Buela (Cuimba), tendo sido emitidos 338 passes de travessia para os cidadãos nacionais que se deslocaram à RDC, por diversos motivos.

Quanto ao movimento migratório, a nota indica que durante o período em análise, verificou-se a entrada de 280 cidadãos nacionais provenient­es deste país vizinho, bem como a saída de 400 outros compatriot­as.

No que tange a cidadãos estrangeir­os, assistiu-se a entrada oficial no território nacional de 71 cidadãos da RDC, assim como a saída de 35 outros.

Quatro municípios da província do Zaire partilham fronteira com a região do Congo Central (RDC), nomeadamen­te Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dezenas de congoleses democrátic­os foram expulsos do país a partir do Zaire
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Dezenas de congoleses democrátic­os foram expulsos do país a partir do Zaire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola