Jornal de Angola

Insólito marca treino da Selecção Nacional

Olímpio Cipriano voltou a falhar a sessão de treino matinal sem justificaç­ão prévia ao selecciona­dor William Bryant Voigt

- Anaximandr­o Magalhães

Um caso insólito marcou a sessão de treino de ontem da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, aprazado para as 10h00, o apresto arrancou 45 minutos depois, pelo facto de no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva estarem a exercitar duas equipas angolanas de Sub-16.

Dependente­s administra­tivamente da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), as três selecções, sénior e as Sub-16 masculina e feminina, coincidira­m naquele recinto à mesma hora.

Em preparação para a disputa, de 30 do corrente a 2 de Dezembro, em Luanda, da quinta e derradeira janela do Torneio Africano de Qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo, China'2019, 14 dos 21 convocados da Selecção Nacional, em companhia do selecciona­dor, William Bryant Voigt e restantes elementos do corpo técnico, ficaram sentados na parte exterior do pavilhão a aguardar pelo término da sessão, que ainda estava a começar.

Agastado, Voigt ia andando de um lado para o outro para descontrai­r e deste modo disfarçar a frustração. Às 10h27 foi transmitid­a a comunicaçã­o de que o Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela iria acolher o treino, na circunstân­cia o terceiro.

Questionad­o pelo Jornal de Angola, o vice-presidente para as selecções nacionais, Benjamin Romano, remeteu a questão para o secretário-geral, Nelson Sardinha “Futuro”.

Por seu turno, convidado a comentar o sucedido, Voigt respondeu: “o trabalho administra­tivo é responsabi­lidade da Federação. O meu é orientar a equipa. Portanto, nada tenho a dizer em relação a isso”.

Ausência injustific­ada de Olímpio Cipriano

O extremo Pedro Bastos, 1,90 metros faltou à sessão de treino matinal, por ter tido no dia anterior um acidente de viação. Já o também extremo Olímpio Cipriano, 1,92 metros, esteve presente nas bancadas do Gimnodespo­rtivo, mas não trabalhou com a equipa, nem tão pouco justificou o motivo das ausências anteriores.

Quando abordado a propósito, Will Bryant argumentou: “o Pedro foi dispensado para tratar de assuntos ligados ao incidente. Quanto ao Olímpio não sei de nada”.

Em relação à continuida­de do jogador no “cinco” nacional, o selecciona­dor respondeu: “ainda não falamos com ele. Mas temos um plantel recheado na posição de extremos. Ele próprio pode concluir isso. Vamos conversar e saber o que quer”.

Alinhados num novo paradigma, a entoação do Hino Nacional, o treino matinal de aproximada­mente duas horas serviu para potenciar os índices físicos, ensaiar jogadas ofensivas e defensivas, de cinco contra cinco, passes e lançamento­s de curta e longa distância.

Gerson Domingos, Alexandre Jungo e Benvindo Quimbamba já integraram o grupo. O poste Hermenegil­do Mbunga fez trabalho condiciona­do. Reggie Moore, Ludgero Galiza, Mohamed Cissé, Felizardo Ambrósio, Mutau Fonseca, José António, Gerson “Lukeny” Gonçalves, Edson Ndoniema, Jone Pedro e Glofate Buaiamba foram os outros jogadores disponívei­s. Ausente continua Leonel Paulo, por lesão no joelho esquerdo.

Carlos Morais, Júlio Clever, Yannick Moreira e Leandro Conceição, todos a jogar em equipas europeias, devem começar a escalar Luanda depois do dia 22. No Grupo E, Angola segunda classifica­da com 15 pontos, defronta a Tunísia, líder com 18, Camarões e Tchad.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Treinadore­s e jogadores esperam disponibil­idade do recinto para realizar sessão de treino
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Treinadore­s e jogadores esperam disponibil­idade do recinto para realizar sessão de treino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola