Jornal de Angola

Félix Tshisekedi e Kamerhe denunciam acordo assinado

CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO ÀS ELEIÇÕES

-

Menos de 48 horas depois de o terem assinado, Félix Tshisekedi e Vital Kamerhe anunciaram segunda-feira à noite que decidiram denunciar o acordo obtido na véspera, em Genebra, sobre o candidato comum da oposição para as eleições presidenci­ais de 23 de Dezembro.

Félix Tshisekedi, presidente da União para a Democracia e Progresso Social (UDPS) explicou esta decisão com o facto de a sua base de apoio ter recusado apoiar o nome de Martin Fayuku como candidato comum da oposição para disputar as presidenci­ais.

Numa declaração à estação de rádio “Top Congo FM”, Félix Tshisekedi disse que não pode ir de encontro àquilo que é a posição das suas bases de apoio, sob pena de estar a assinar a “morte” da sua carreira política.Vital Kamerhe, líder da União para a Nação Congolesa, por seu lado, limitouse a emitir uma pequena nota enviada à imprensa onde revela que se arrependeu de ter assinado o acordo para a nomeação de Martin Fayulu como candidato comum da oposição.

Mais tarde, soube-se que esta decisão de Vital Kamerhe foi tomada depois de uma acalorada reunião com o seu partido, onde foi criticado por ter aceitado apoiar Fayulu na corrida para as presidenci­ais de 23 de Dezembro.

Trata-se de um verdadeiro golpe de teatro e de um novo problema para as aspirações da oposição congolesa concorrer unida às eleições de 23 de Dezembro não se sabendo, até agora, se Martin Fayulu continuará a ser o candidato comum das outras forças concorrent­es que não estão ao lado da estratégia da maioria presidenci­al.

 ?? DR ?? Candidatos discordam da escolha de Matin Fayulu
DR Candidatos discordam da escolha de Matin Fayulu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola