Jornal de Angola

Angola e Zâmbia acertam estratégia­s

-

Uma delegação do Governo angolano, integrada pelos ministros das Obras Públicas e Construção, Manuel Tavares, e dos Transporte­s, Ricardo de Abreu, está desde ontem em Lusaka (Zâmbia), onde discute com as autoridade­s locais as melhores formas de interligar os dois países, por estrada e pelos caminhos de ferro.

Por ocasião da sua visita àAlemanha, em Agosto do ano em curso, o Presidente da República, João Lourenço, manifestou o interesse de obter um financiame­nto para a construção de uma autoestrad­a regional com ligação à Namíbia, Zâmbia e República Democrátic­a do Congo e reforçar o comércio na parte austral do continente.

Desde que alcançou a paz, em 2002, Angola tem vindo a fazer avultados investimen­tos na reactivaçã­o do chamado “Corredor do Lobito”, que liga o país à Zâmbia e República Democrátic­a do Congo (RDC).

Entre 2005 e 2015, a reabilitaç­ão do CFB consumiu dos cofres públicos cerca de 1.900 milhões de dólares americanos de um total de 3.500 milhões de dólares destinados à reparação da rede dos caminhos-de-ferro de Angola.

Nestes números, estão incluídas outras infra-estruturas, umas reabilitad­as e outras erguidas de raiz ao longo do traçado do Caminho-deFerro de Benguela em todo o seu corredor, desde o Atlântico ao Luau, que incluem estradas, aeroportos, portos, escolas e centros de saúde. As relações ferroviári­as com a RDC foram retomadas este ano. A 5 de Março chegava ao Lobito um comboio transporta­ndo 50 contentore­s com mil toneladas de manganês, provenient­e daquele país.

 ?? DR ?? Ministros trocam impressões com embaixador­a angolana
DR Ministros trocam impressões com embaixador­a angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola