Jornal de Angola

Morreu nos EUA o criador dos super-heróis da Marvel

-

Stan Lee, editor de cinema e criador dos super-heróis míticos da banda desenhada e filmes da Marvel Comics, morreu na segunda-feira, aos 95 anos, vítima de doença, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, confirmou à imprensa o advogado da família, Kirk Schenck. De acordo com o jornal norte-americano “TMZ”, que cita ainda fontes hospitalar­es, o inventor de figuras como Homem-Aranha, Hulk e Capitão América faleceu no Centro Médico Cedars-Sinai, para onde foi transporta­do durante a manhã, depois de uma ambulância ter sido chamada de sua casa, nos Hollywood Hills.

Segundo a publicação, o também criador de HomemFerro, Wolwerine, Thor e Viúva Negra teve vários problemas de saúde no ano passado.

Em reacção à morte do pai, Joan Celia Lee considerou Stan Lee um homem íntegro e dedicado ao trabalho, segundo a agência de notícias Efe. “O meu pai amou todos os seus fãs. Foi o maior e mais decente dos homens”, disse citada pela agência de notícias espanhola.

Escritor, argumentis­ta, editor e autor de histórias que ficaram no imaginário de milhões de pessoas em todo o mundo, Stan Lee criou algumas das personagen­s mais lendárias da Marvel, entre eles as personagen­s dos filmes X-Men e Quarteto Fantástico.

Stan Lee foi um dos mais importante­s autores de banda desenhada, actualment­e reconhecív­eis em qualquer parte do mundo, e responsáve­l por uma nova era na história dos quadradinh­os. Revolucion­ou a indústria dos desenhos animados ao construir super-heróis mais humanos, com problemas, inseguranç­as e falhas. Com Lee, os protagonis­tas das histórias de aventuras deixaram de ser perfeitos para se tornarem de “carne e osso”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola