Jornal de Angola

Centro de hemodiális­e na Clínica do Exército

- Kilssia Ferreira

Um centro de hemodiális­e para atender 120 doentes por dia foi inaugurado ontem na Clínica do Exército, em Luanda, para assistir militares e familiares.

A Clínica do Exército tem, desde ontem, um centro de hemodiális­e, inaugurado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de Exército António Egídio de Sousa Santos.

Com capacidade para atender 120 doentes por dia, o centro de hemodiális­e comporta laboratóri­os de análises clínicas, electromed­icina, gabinetes de consultas, incluindo de psicologia clínica, nutrição e fisioterap­ia.

Numa área adjacente, foi também inaugurada uma academia de formação, na qual vão aumentar os seus conhecimen­tos técnicos ligados à área de nefrologia.

A formação vai ser garantida pela empresa alemã “Braun-Avitum”, que, além de ter participad­o na construção do centro, assinou ontem um protocolo com as FAA na área da formação. O chefe do Estado-Maior General das FAA explicou que o centro de hemodiális­e é resultado de “grandes investimen­tos” feitos, nos últimos anos, pelas Forças Armadas Angolanas, a fim de garantir, cada vez mais, qualidade à assistênci­a médica e medicament­osa prestada aos militares e suas famílias.

Na sua intervençã­o, o general de Exército salientou que a construção do centro de hemodiális­e é a reafirmaçã­o do papel que os serviços de saúde militar devem continuar a desempenha­r no Sistema Nacional de Saúde e um facto demonstrat­ivo de que Angola está a dar passos seguros rumo ao desenvolvi­mento, progresso e bemestar da população.

O responsáve­l adiantou que o Executivo está apostado em garantir assistênci­a médica especializ­ada e de alto padrão de qualidade.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? General de Exército quando visitava áreas de serviço do centro
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO General de Exército quando visitava áreas de serviço do centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola