Jornal de Angola

Ataques do Boko Haram matam dezasseis pessoas

-

Pelo menos, 16 pessoas morreram e dezenas estão desapareci­das na sequência de uma série de ataques, no nordeste da Nigéria, por alegados membros do Boko Haram, anunciaram as autoridade­s locais.

De acordo com a AFP, próximo das aldeias de Kazaa e Daraa, a cinco quilómetro­s da cidade de Monguno, membros das milícias civis que combatem o Boko Haram encontrara­m 15 corpos nos campos, depois dos ataques de quarta-feira contra moradores.

Segundo o líder da milícia, Ibrahim Liman, outras 35 pessoas continuam desapareci­das. Um outro homem tinha já sido baleado na terça-feira, na sua quinta de Gremari, a 13 quilómetro­s de Maiduguri, capital do Estado de Borno.

A maioria dos agricultor­es vive nos campos de deslocados da Mongólia, onde milhares de pessoas se refugiaram dos combates entre o exército nigeriano e o grupo “jihadista”.

Um acampament­o da facção afiliada ao grupo Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP) está localizado perto da cidade de Zulum, a 20 quilómetro­s de Monguno, de onde os combatente­s alegadamen­te partiram.

Um ataque semelhante, tido como um aviso contra os presumívei­s colaborado­res do exército ou da milícia nigeriana, ocorreu em Gremari, provocando um morto, indicou outro miliciano, Umar Ari. O Governo e o exército nigeriano afirmam que o Boko Haram está erradicado, mas a verdade é que o grupo jiahadista ainda controla grande parte da fronteira do Lago Chade e lidera muitos ataques, inclusive contra alvos militares que provocam dezenas de vítimas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola