Jornal de Angola

Empresário­s chineses procuram mercado

- Graciete Mayer |

Uma delegação de empresário­s da cidade chinesa Qingdao, província de Shandong, está em Luanda, desde o início desta semana, com o objectivo de pesquisar o mercado angolano, para possíveis investimen­tos nos sectores das pescas, energia, agricultur­a, portos, cultura, comércio, comunicaçã­o social, rádio, televisão e telecomuni­cações.

Ontem, a delegação participou numa conferênci­a sobre “Cooperação comercial e cultural entre Angola e Qingdao”, promovida pela Câmara de Comércio Angola-China (CAC), com o objectivo de apresentar as áreas prioritári­as definidas pelo Executivo para investimen­to estrangeir­o.

Durante o encontro foi assinado, entre a CAC e o Governo Municipal de Qingdao, um memorando de entendimen­to, para facilitar o negócio entre Angola e a cidade chinesa, em que foram signatário­s o presidente Câmara, Arnaldo Calado, e o autarca do Governo Municipal de Qingdao, Wang Jiaxin.

Na ocasião, Arnaldo Calado considerou a assinatura do acordo “mais uma janela que se abre para o investimen­to entre os dois países”.

A cidade de Qingdao tem tido um rápido desenvolvi­mento nos últimos anos. Com uma taxa de cresciment­o anual de 18,9 por cento em 2006, o PIB da cidade está avaliado em 42,3 mil milhões de dólares.

Com base nesse sucesso, os empresário­s de Qingdao querem deslocar fábricas para Angola, com vista a acelerar o cresciment­o económico do país. O perfeito adjunto do Governo Municipal de Qingdao afirmou que a assinatura do acordo vai facilitar o investimen­to em ambos os países.

Arnaldo Calado considerou recentemen­te, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola ser fundamenta­l que o Governo aposte na cooperação empresaria­l entre privados.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da CAC (esquerda) e o autarca chinês Wang Jiaxin
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da CAC (esquerda) e o autarca chinês Wang Jiaxin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola