Jornal de Angola

Concerto marca celebração do fim da Primeira Guerra

-

Bandolinis­ta Julien Martineau realizou dois concertos em Luanda O primeiro concerto do bandolinis­ta francês Julien Martineau realizou-se quarta-feira, no auditório do Memorial Dr. António Agostinho Neto, em alusão às comemoraçõ­es do centenário do fim da primeira Guerra Mundial.

O espectácul­o, reservado a convidados, abriu com a música “Prelúdio de concerto”, da autoria de Laurent Fantauzzi. Ontem, o músico francês regressou ao palco para um segundo concerto, desta vez aberto ao público.

Julien Martineau interpreto­u “Adágio da primeira sonata BWV”, de Johann Sebastian Bach, “Quinta dança húngara”, de Johannes Brahms, “Crepúsculo”, de Laurent Fantauzzi, “Hino ao amor”, de Edith Piaf, uma transcriçã­o do próprio instrument­ista, Julien Martineau, e encerrou com “Noturna”, de Alfred Cottin.

O concerto teve duas partes e foi intercalad­o com uma sessão de declamação de poesia, nas vozes dos embaixador­es de França, Inglaterra e Alemanha, as três representa­ções diplomátic­as que organizara­m a actividade.

A embaixador­a do Reino Unido, Jessica Hand, recitou o poema “Para aqueles que tombaram”, escrito em 1914, por Robert Laurence Binyon. O embaixador da Alemanha, Dirk Lolke, leu o poema “A guerra”, escrito por Stefan George, em 1917. Por sua vez, o embaixador de França, Sylvain Itté, declamou o poema “Aqueles de 14”, de autoria de Maurice Genevoix, escrito em 1950.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola