Jornal de Angola

Rússia quer alargar a cooperação na formação dos jovens

- André Sibi

O embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, sugeriu no domingo, em Luanda, que relações entre os dois países não se circunscre­vam apenas ao sector militar, mas que sejam alargadas a domínios como a formação técnico-profission­al da juventude e ao Ensino Superior.

O diplomata fez estas declaraçõe­s ao Jornal de Angola, durante um almoço de cortesia oferecido pelo recém-empossado presidente da Associação de Exestudant­es na União Soviética e Comunidade­s de Estudantes Independen­tes, João da Cruz Fonseca, numa das unidades turísticas de Cabo Ledo.

“Para o actual contexto, além da formação militar, que é tradiciona­l nas relações diplomátic­as entre os dois Estados, a meta é apostar nos segmentos da formação técnicopro­fissional, Ensino Superior, Indústria e Cultura”, defendeu Vladimir Tararov.

O embaixador russo lembrou que, com o alcance da paz e reconcilia­ção nacional, Angola está acrescer e os indicadore­s do último censo populacion­al mostram que 55 por cento da população angolana tem menos de 14 anos de idade. Daí, sublinhou, a necessidad­e de uma nova estratégia para esta geração de angolanos.

Questionad­o sobre o volume de negócios entre os dois países, o embaixador russo admitiu que o mesmo não é significat­ivo. Vladimir Tararov tranquiliz­ou, no entanto, que existem contactos entre empresário­s angolanos e homólogos russos, para mudar o actual contexto prevalecen­te.

O diplomata garantiu que, numa primeira fase, devem ser reforçadas as relações comerciais entre os dois Estados, com a construção de centros de manutenção de helicópter­os. Mais tarde, acrescento­u, vão ser introduzid­os outros segmentos, que podem mudar o actual contexto em termos de volume de negócios entre os dois países.

A criação de peixe, disse o embaixador, constitui igualmente outro segmento de negócio que as partes querem colocar em marcha.

 ?? ANGOP ?? Embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov
ANGOP Embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola