Jornal de Angola

Milhares de famílias na campanha agrícola

-

Um total de trinta e oito mil famílias camponesas da província do Bengo está envolvido na campanha agrícola 2018/2019, aberta na localidade de Santa Eulália, comuna do Kicunzo, município de Nambuangon­go.

A governador­a provincial do Bengo, Mara Quiosa, disse à Angop que estão disponívei­s, para a presente época agrícola, 80 mil hectares de terras aráveis, dos quais 100 hectares na localidade de Santa Eulália.

Para o êxito da presente campanha agrícola, de acordo com Mara Quiosa, a província conta com 900 toneladas de adubos, sementes diversas, além de 18 mil estacas de mandioca, cultura tradiciona­l da região.

Mara Quiosa disse que a distribuiç­ão de sementes visa diversific­ar as culturas, com destaque para o feijão e a batata-doce. Além de sementes, foram distribuíd­os outros incentivos agrícolas às cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses, para o aumento da produção.

Apesar de estar ainda nos prazos estabeleci­dos, a abertura da campanha agrícola demorou devido aos constrangi­mentos na preparação de terras aráveis.

Na campanha agrícola de 2017/2018 foram colhidas 695.334 toneladas de produtos diversos, numa área de 120.560 hectares, com o envolvimen­to de 36.972 famílias, que receberam assistênci­a técnica e insumos agrícolas.

Mara Quiosa lembrou que o Bengo é uma região que tem solos férteis e clima propício para o desenvolvi­mento da agricultur­a.

A província do Bengo controla 8.681 associaçõe­s, com 674.487 camponeses, e 2.153 cooperativ­as agrícolas, com 266.411 cooperativ­istas.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estão disponívei­s oitenta mil hectares de terras aráveis
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão disponívei­s oitenta mil hectares de terras aráveis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola