Jornal de Angola

Enigma Teatro recebe distinção

- Roque Silva

A companhia Enigma Teatro, vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2014, na categoria de teatro, foi distinguid­o, em Luanda, com o prémio carreira, pela organizaçã­o do festival de artes FestVela.

A distinção foi feita na noite de sábado, na paróquia de Santo António, no Hoji Ya Henda, no Cazenga, palco principal da sexta edição do FestVela, que reúne desde o dia 15 deste mês e durante dez dias, 25 colectivos de arte de seis províncias, tendo Enigma Teatro sido distinguid­o com um diploma de mérito.

O director do festival justificou a distinção pelos 31 anos de trabalhos e conquistas e uma década da peça “A Grande Questão”.

Segundo Deazevedo Bochecha a distinção é o reconhecim­ento ao grupo angolano que faz teatro épico na sua verdadeira essência. O Enigma é um grupo de elevada qualidade, sendo exemplos claros os espectácul­os “Sujeito e Azarada”, “A Raiva” e “O cheiro do feijão queimado” como verdadeiro­s clássicos de teatro e recheado de boas intervençõ­es sociais.

O director artístico do Enigma, Tony Frampénio, disse que a distinção é resultado de um trabalho árduo que o grupo se propôs realizar em prol do teatro e da cultura angolana. A companhia exibiu, depois a peça “A grande questão”, sob o olhar atento e aplausos constantes da plateia.

“A Grande Questão”, do encenador Tony Frampênio, aborda, de forma humorístic­a, a história da cidade de Luanda, revelando um conjunto de questões inerentes à vida sociopolít­ica, cultural e económica do país, sem esquecer os aspectos que têm a ver com a cidadania, como o resgate dos valores cívicos.

Fundado em 1998, a partir da fusão dos grupos Os Makotes (1987) e Komba Meneck (1997), o grupo foi vencedor, em 2010, do Prémio Cidade de Luanda e, em 2014, do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de teatro, atribuído anualmente pelo Ministério da Cultura e, em 2015, arrebatou o troféu máximo do Prémio Angola 40 anos de Independên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola