Jornal de Angola

Influência de filmes italianos em África

O Centro Cultural Brasil-Angola alberga hoje e amanhã uma oficina sobre cinema com o italiano Andrea Barzini

- Francisco Pedro

“O cinema italiano em África” é tema, hoje, às 15h30, de uma oficina a ser orientada pelo cineasta italiano Andrea Barzini, no Centro Cultural BrasilAngo­la, nos Coqueiros, Baixa de Luanda. Andrea Barzini está em Luanda a convite da Embaixada da Itália, que organiza as oficinas, em parceria com a Associação Angolana de Profission­ais de Cinema e Audiovisua­is (Aprocima) e o Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA). Para a abordagem do tema “O cinema italiano em África”, o cineasta tem como exemplo o longa-metragem “Um italiano em Angola”, produzido em 1968, pelo realizador italiano Ettore Scola, cujas filmagens decorrem no país e na Itália, há 50 anos.

As entradas são livres e vão participar estudantes de Comunicaçã­o Social, de Jornalismo e Cinema, além de profission­ais de televisão, membros e não membros da Aprocima.

Realizador de cinema e televisão, Andrea Barzini dedica-se também ao roteiro e à produção cinematogr­áfica. Licenciou-se em Filosofia, pela Universida­de do Estado de Milano, e foi aluno de Federico Fellini, um dos mais importante­s cineastas europeus e italianos.

“Os problemas do cinema não produzido em Hollywood” é o tema para o segundo dia, quarta-feira, às 15h30. Sobre esse tema, o realizador vai fazer uma abordagem do cinema ausente da mega propaganda comercial, designadam­ente o cinema africano, asiático, latino americano e de alguns países europeus, contrário das grandes produções alimentada­s pela indústria norteameri­cana.

Andrea Barzini é autor de numerosos filmes e mini-séries que alcançaram sucesso na Europa, tais como “Jackie Kennedy”, “Italia-Germania 4-3”, filme que representa de maneira brilhante a sua geração.

Estreiou-se na televisão em 1989, com “Chiara” e “Glialtri”, entre as primeiras séries italianas dedicadas aos adolescent­es, e assinou, entre outras, diversas temporadas da famosa série “Don Matteo”.

“Os problemas do cinema não produzido em Hollywood” vão ser abordados no segundo dia da oficina, na quarta-feira

O documentár­io “I Giornibuon­i”, sobre a recuperaçã­o dos rapazes inseridos na realidade das comunidade­s de reclusos menores, obteve numerosos reconhecim­entos da crítica e recebeu o primeiro prémio no “Festival der Hum ALC”, de Buenos Aires, assim como no Festival de Cinema dos Direitos Humanos de Nápoles. Andrea Barzini também é artista plástico e escritor. Recentemen­te, preparou a exposição “Meraviglie e Paradossi, il Design Dello Stupore” e publicou o livro autobiográ­fico “Una Famiglia Complicata”, pela Giunti Editore.

 ?? DR ?? Uma das cenas de “Um italiano em Angola” gravado em 1968 na Itália e no país
DR Uma das cenas de “Um italiano em Angola” gravado em 1968 na Itália e no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola