Jornal de Angola

Selecções Nacionais fazem trabalho físico

Equipas nacionais de basquetebo­l em cadeiras de rodas pretendem fazer boa figura na primeira edição da prova

- António Cristóvão

As Selecções Nacionais de Honras e de Esperanças de Angola de basquetebo­l em cadeira de rodas regressam hoje, às 7h30, aos trabalhos de preparação no Pavilhão Anexo I da Cidadela, na capital, visando a disputa da primeira edição do torneio internacio­nal, denominado Taça Lwini, de 29 do corrente a 1 de Dezembro, em Luanda.

Moniz Marques e Miguel Vemba, treinadore­s das selecções de Honra e de Esperanças, respectiva­mente, na primeira parte da sessão de treino recuperam os atletas do esforço despendido no final de semana, durante o jogo de preparação.

No final de semana, os técnicos repartiram os jogadores em dois grupos (A e B), para disputa de jogo treino, no Anexo I da Cidadela, com triunfo do segundo conjunto, por 31-34. No domingo, o grupo A derrotou o B (88-65).

Durante o desafio, os basquetebo­listas de ambos os lados apresentar­am inúmeros problemas, com realce para a finalizaçã­o debaixo do cesto, por falta de concentraç­ão e discernime­nto. Estas foram as primeiras partidas de preparação das selecções, mais por falta de recinto, de acordo com o treinador Moniz Marques.

Por esta razão, o grupo tem trabalhado há um mês apenas em termos de manutenção física dos atletas, numa das rampas do Estádio Nacional da Cidadela.

No aspecto clínico, o base Francisco Araújo, da Selecção de Esperanças está recuperado dos ferimentos na face, contraídos ao ser atropelado no pretérito dia 11 do corrente, por um motociclis­ta na Rua Soba Mandume, em Luanda, quando se deslocava para o local da preparação. O atleta jogou sem limitações.

Na primeira jornada da Taça Lwini, a Selecção de Esperanças mede forças com a similar da África do Sul, no dia 29 deste mês, às 9h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, ao passo que a Selecção Nacional de Honras enfrenta, às 16h00, a congénere da Suíça.

Os sul-africanos chegam a Luanda no dia 28, com uma delegação de 18 pessoas entre atletas, oficiais, dois árbitros e um chefe da comitiva.

Já a selecção da Suíça desembarca na manhã do dia 29, com 10 basquetebo­listas e dois técnicos.

Refrescame­nto

Um seminário de refrescame­nto para árbitros nacionais realiza-se, nos dias 27 e 28 deste mês, nas instalaçõe­s do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), no âmbito da disputa do torneio internacio­nal de basquetebo­l em cadeira de rodas, no final deste mês e princípio de Dezembro, no Pavilhão Principal da Cidadela, em Luanda.

Lino Chimuco, coordenado­r para o basquetebo­l em cadeira de rodas do CPA, anunciou que o seminário vai ser ministrado por dois árbitros sul-africanos.

Para o torneio Taça Lwini, o CPA selecciono­u os árbitros Michel Paulo, Ismael Gil, Andrade Gonçalves, Bruno Calufelo, William Quiaba e Manuel Sousa, e as classifica­doras Paula Vunge e Delfina Francisco.

Foram as primeiras partidas de preparação das selecções, por falta de recinto. O grupo tem trabalhado há um mês apenas a manutenção física dos atletas, numa das rampas do Estádio da Cidadela

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Atletas angolanos querem mostrar o nível da disciplina no país aos estrangeir­os convidados
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Atletas angolanos querem mostrar o nível da disciplina no país aos estrangeir­os convidados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola